As temperaturas mais baixas de Campos do Jordão favorecem a produção do pinhão, tema de festa gastronômica no final do mês de abril

Foto: As temperaturas mais baixas de Campos do Jordão favorecem a produção do pinhão, tema de festa gastronômica no final do mês de abril

FESTA TRADICIONAL

Campos do Jordão recebe a 58ª edição da Festa do Pinhão

Evento gastronômico é tradicional evento cultural da estância turística  e conta várias delícias para experimentar a base de Pinhão

  • 21/04/2019 10:00
  • Diário de Bordo

A Festa do Pinhão chega na 58ª edição, entre os dias 18 e 29 de abril. A festa que aquece as baixas temperaturas do outono promete grande programação cultural, além de barracas com comidas feitas a base desta semente que dá sabores a culinária e a matriz para um dos símbolos da cidade.

Evento celebra o pinhão ao apresentar receitas, doces e salgadas, em que a saborosa semente típica da montanha é protagonista. Entre os pratos, com opções caseiras e gastronômicas, estão massas, peixes, hambúrgueres e até mesmo sorvetes. Os presentes também poderão assistir o Concurso do Maior Pinhão e participar de workshops com chefes convidados e professores do Senac. Além disso, ao longo do dia acontecerão apresentações de teatro, dança, música e fanfarras. Mais informações em www.facebook.com/festadopinhaocamposdojordao.

A festa, desde o ano passado, passou a se chamar oficialmente de Festa do Pinhão Fausto Bueno de Arruda Camargo, em homenagem ao seu idealizador, e terá uma agenda com diversas atrações musicais e culturais.

No total, 15 tendas, sendo 10 de restaurantes e cinco de entidades assistenciais, servirão pratos diversos, para todos os gostos. São iguarias salgadas e doces feitos à base da semente da araucária, o Pinhão.

O evento também terá atrações para as crianças, como um escorrega-boia, do Centro de Lazer Tarundu.

A festa é parte dos festejos de aniversário da cidade. A expectativa dos organizadores é que mais de 100 mil pessoas passem pelo evento. Criada em 1961, pelo Lyons Clube de Campos do Jordão, a festa este ano será reconhecida como patrimônio imaterial da cidade pela Prefeitura Municipal por meio do IPHAC (Instituto do Patrimônio Histórico) e da Secretaria Municipal de Cultura.

Cerejeira

Já entre os dias 20 de julho a 11 de agosto, ocorre a 51ª edição da Festa da Cerejeira em Flor. O florescer da árvore-símbolo da cultura nipônica é o motivo ideal para apresentar aos descendentes japoneses e visitantes, um pouco das tradições através da culinária, danças, artesanatos.

A festa também presta homenagem a colônia de japoneses que mora na Serra da Mantiqueira e que há mais de oito décadas as espécies de árvores integram a paisagem na cidade e em especial no Parque das Cerejeiras – Sakura Home. Do mesmo modo, a festa visa arrecadar fundos para manter a Casa de Repouso – Sakura Home, que atende japoneses e descendentes que precisam de acompanhamento contínuo.

Dica de hotel

Quem deseja participar do evento por dois ou mais dias pode hospedar-se no Hotel Vila Inglesa, que se tornou grande referência e marca registrada do setor hoteleiro de Campos do Jordão. Lá, encontra-se um ambiente sofisticado, e ao mesmo tempo aconchegante, em meio a jardins, que ficam ainda mais bonitos no outono com as folhas douradas espalhadas pelo chão, e a natureza da região montanhosa da Serra da Mantiqueira.  Localizado a apenas 3 km, aproximadamente 10 minutos de carro, do Centro Turístico Vila Capivari.

O local é ideal para restaurar as energias, provar deliciosa gastronomia no Bistrô Moya e se divertir com a família na completa estrutura de lazer, que conta com piscinas, arvorismo, tirolesa, quadras de tênis e de vôlei, salão de jogos e brinquedoteca. Ainda é possível realizar passeios a cavalo, de bicicleta ou charretes pela propriedade.

Para informações e reservas, ligue para (12) 3669-5000 ou acesse www.hotelvilainglesa.com.br.

 

 

ÚLTIMAS DO AUTOR

Diário de Bordo

Diário de Bordo

Coluna com informações sobre roteiros, pacotes de viagens, dicas de hospedagens, bem como imagens de turistas em seus passeios pelo mundo.

Contato: sinomar@stetnet.com.br 

PUBLICIDADE