Capoeira ensina valores e disciplina aos adeptos da arte

EDITORIAL -

Data 02/10/2018
Horário 05:30

Fazendo uma rápida pesquisa, é possível afirmar que a capoeira é uma representação cultural que mistura esporte, luta, dança, cultura popular, música e brincadeira. “Caracteriza-se por movimentos ágeis e complexos, onde são utilizados os pés, as mãos e elementos ginástico-acrobáticos. Diferencia-se das outras lutas por ser acompanhada de música”. Tem berimbau, pandeiro, adufe, atabaque, ganzá ou reco-reco, caxixi e agogô. Uma arte genuinamente brasileira, que alegra e chama a atenção pelos movimentos, animação e musicalidade.

A capoeira talvez seja a expressão do que há de mais brasileiro em termos de atividade física, já que se trata de uma luta criada no Brasil por escravos. E é essencial levar esta arte para todo o canto do país. Mostrar toda sua potencialidade e agilidade. Esta expressão corporal capaz de transformar vidas e proporcionar tantos momentos bons para quem é adepto e também àquele que assiste

Pensando nesta divulgação e ampliação desta expressão, o Sesc Thermas promoveu, no fim de semana, a Vivência de Capoeira de Angola – um “braço” da capoeira. É um evento lindo, que reúne pessoas de todas as idades. Como publicado neste diário, no Quintal Esportivo, homens, mulheres, jovens, idosos, adultos e até crianças de colo, assim que o sinal verde foi dado, todos entraram na dança. Até quem estava de fora e praticava outras atividades parou para olhar.

Quem vivencia a capoeira mais de perto já sabe que ela proporciona isso. Esta união que, em alguns outros momentos, pode não existir. É uma atividade rica, que proporciona. Participar disso é ter a chance de vivenciar a herança cultural. Os que participam falam que o preconceito ainda existe, mas a arte é capaz de passar por cima de tudo e continuar mostrando sua importância por todo o Brasil.

A capoeira aproxima as pessoas e ainda ensina valores e disciplina. Mexe com diversas partes do corpo. Estimula e desenvolve aptidões físicas naturais, através do movimento espontâneo e desenvolve as aptidões perceptivas como meio de ajustamento do comportamento psicomotor. Isso, entre tantos outros objetivos e pontos positivos.

Publicidade

Veja também