Cartórios passam a habilitar votação em trânsito

Aos viajantes que forem votar em outras cidades, é preciso pleitear requerimento em estabelecimentos eleitorais até 23 de agosto

Eleições - ROBERTO KAWASAKI

Data 19/07/2018
Horário 08:40
Marcio Oliveira - Prazo para cadastrar transferência temporária iniciou terça; na 402ª ZE ainda não houve pedidos
Marcio Oliveira - Prazo para cadastrar transferência temporária iniciou terça; na 402ª ZE ainda não houve pedidos

Teve início na terça-feira, e segue até o dia 23 de agosto, o prazo para o eleitor que estará fora do domicílio eleitoral em outubro ficar em dia com o cartório eleitoral e cadastrar a transferência temporária. Com isso, aqueles que estiverem viajando para outras localidades, poderão votar em seções específicas na cidade escolhida. Em Presidente Prudente, os cartórios eleitorais já estão recebendo os requerimentos daqueles que desejam votar em trânsito. Na 101ª ZE (Zona Eleitoral), três eleitores buscaram o benefício, mas apenas um conseguiu finalizar o requerimento. Já na 402ª ZE ainda não houve atendimento.

Conforme explica Letícia Macorati de Castilho, chefe de cartório da 402ª ZE, o requerimento para transferência temporária de eleitor, conhecida popularmente como voto em trânsito, precisa ser feita pessoalmente e assinada pelo próprio votante. “É preciso ir a um cartório ou posto de atendimento, indicando onde pretende votar. Para isso, é preciso estar com a situação eleitoral regular e apresentar documento com foto para fazer o pedido”, orienta. Diante do benefício, ressalta que “quem solicitar para votar fora do Estado onde reside, votará apenas para o pleito presidencial, caso contrário, vota em todos os cargos”.

Apesar de o prazo ter iniciado nesta semana, muitas pessoas vão deixar para regularizar a situação nos próximos dias. Segundo a chefe de cartório, até o dia 23 de agosto é o período para que aqueles que fizeram o requerimento e desejam cancelar têm para buscar atendimento. “Se pedir o voto em trânsito e permanecer no local de origem, não conseguirá votar e será preciso buscar a justificativa no dia do pleito”, acrescenta.

Conforme apurado pela reportagem, na 101ª ZE, em Prudente, três pessoas procuraram o benefício, no entanto, apenas uma conseguiu finalizar ainda ontem o requerimento para o voto em trânsito. Vale lembrar que o voto em trânsito pode ocorrer no primeiro, no segundo ou nos dois turnos, nas capitais e municípios que tenham mais de 100 mil eleitores.

Importância do voto

O sociólogo e professor universitário na Unoeste (Universidade do Oeste Paulista), Luiz Antônio Sobreiro Cabrera, conta que os eleitores precisam entender as raízes históricas da democracia, a fim de compreender a importância que o voto exerce perante a sociedade. “No século V a.C, a ideia do voto democrático surgiu entre gregos e atenienses que, a partir da vontade do povo, buscavam atos de governos por meio da votação”, explica. Ainda assim, o sociólogo acrescenta que “durante todo o desenvolvimento da sociedade, a democracia sempre buscou ser presente”, sistema que continua sendo praticado.

Devido ao indivíduo ter a responsabilidade para eleger algum representar da sociedade, Luiz ressalta a importância em participar do pleito. “Quando votamos, estamos passando para outro a responsabilidade pela vontade geral da nação, não pode deixar isso de lado”, comenta. Em um momento de instabilidade política, crise de confiança nas instituições e corrupção, acredita que, neste ano, em relação ao pleito presidencial, a indecisão está constante.

“Nas últimas eleições, no período de tempo equivalente ao atual, de proximidade das eleições, já tínhamos quadros definidos de vontade do eleitorado, mas agora está diferente”, comenta o sociólogo sobre o atual período. Diante deste cenário, afirma estar preocupado quanto ao direito de exercer a democracia, que está sendo afetado “pelo descrédito da população em relação ao cenário político”.

SERVIÇO

Para votar em trânsito, o eleitor tem até o dia 23 de gosto para fazer a habilitação em um cartório eleitoral, indicando o local em que estará na data das eleições. Durante o requerimento, é precisar estar munido de documento com foto e estar com a situação eleitoral regular.

Publicidade

Veja também