Cartórios registram média de 100 atendimentos ao dia

Mas necessário, segundo o chefe de cartório da 101ª ZE, Fabiano de Lima Segalla, é que esse número estivesse próximo de 300

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 19/02/2019
Horário 13:43
José Reis - Quantidade de atendimentos diários ainda é vista como baixa
José Reis - Quantidade de atendimentos diários ainda é vista como baixa

Desde o dia 4, o TRE-SP (Tribunal Regional Eleitoral do Estado de São Paulo) iniciou um novo ciclo da biometria obrigatória para 2019, que envolve 478 municípios paulistas, sendo 34 deles na região de Presidente Prudente. Nessa nova etapa, os eleitores destas cidades que ainda não realizaram o cadastramento biométrico precisam comparecer aos cartórios eleitorais para efetuar o procedimento. Porém, as ZEs (Zonas Eleitorais) de Prudente registram uma média de 100 atendimentos diariamente.

Mas o necessário, de acordo com o chefe de cartório da 101ª ZE, Fabiano de Lima Segalla, é que esse número estivesse próximo de 300 por dia, pensando na otimização do tempo até o prazo final, que na região é gradativo e vai do dia 30 de agosto a 19 de dezembro. “Para dar tempo de atingir todo o eleitorado até o fim do ano, é preciso que as pessoas se mobilizem mais e façam o agendamento para ir até os cartórios”, completa.

Ou seja, conforme os números, Fabiano destaca que os procedimentos realizados diariamente, hoje, ainda giram em torno de um terço do que é preciso. “É importante a gente chamar a atenção da população. Ultimamente a procura tem sido muito mais baixa do que o esperado”, analisa o chefe do cartório, que não deixa de dizer também que, se deixar para o última hora, corre-se o risco de haver uma demanda que não será atendida.

Na 402ª ZE, o movimento diário também é visto como tranquilo, para não dizer “baixo”, como argumenta a analista judiciária, Fernanda Martins Silva Oliveira. “A gente espera que, com a divulgação, as pessoas passem a ter mais preocupação com o agendamento, que é necessário, para evitar futuros problemas”, complementa.

Até porque quem não se submeter à biometria dentro dos prazos estipulados terá o CPF cancelado, que origina também outros impedimentos, como, por exemplo, não participar de concursos públicos e não conseguir votar. Aos eleitores acima de 70 anos, cujo voto não é obrigatório, a biometria também não se torna obrigatoriedade, a menos que a pessoa ainda queira exercer o direito. Caso contrário, apenas o título será cancelado.

Na 182ª ZE, instalada em Prudente, mas que atende o eleitorado de Alfredo Marcondes, Álvares Machado, Anhumas e Santo Expedito também foi procurada, mas a reportagem não conseguiu contato até o fechamento desta matéria.

Parcerias

Antes de ir ao cartório eleitoral, o eleitor precisa realizar o agendamento, que deve ser feito pelo site do TRE-SP: www.tre-sp.ju.br. E para aqueles em que o acesso à internet é limitado, o chefe do cartório Fabiano expõe que foram feitas parcerias com o Poupatempo, o Centro Cultural Matarazzo e a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), que prestam auxílio aos eleitores que precisam de ajuda para acessar a agenda do Tribunal.

SERVIÇO

A 402ª ZE mudou de endereço recentemente, por isso, os eleitores que pertencem ao cartório devem se atentar. A unidade está instalada agora na Rua João Batista Colnago, 111, no Jardim Bongiovani, próximo aos Correios e não tão longe do antigo local.

Publicidade

Veja também