Celebrações religiosas estão proibidas em Prudente

Decreto do prefeito foi aprovado pelos líderes religiosos; bispo diocesano publicou, inclusive, outro decreto que suspende as missas em toda a Diocese

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 20/03/2020
Horário 06:07
Arquivo - Dom Benedito orienta que paróquias transmitam missas online, ao menos aos domingos
Arquivo - Dom Benedito orienta que paróquias transmitam missas online, ao menos aos domingos

Depois de reunião do prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) com os líderes religiosos, na manhã de ontem, ficou definida a publicação do decreto, em que a administração municipal proíbe a realização de celebrações religiosas, sejam missas, cultos ou reuniões. Estiveram com o prefeito líderes evangélicos, católicos e espíritas, que, de acordo com Bugalho, se manifestaram favoráveis às medidas duras que foram tomadas. O prefeito lembra que no decreto publicado na segunda-feira, já havia a orientação de que as celebrações fossem canceladas, e que 80% das igrejas já a haviam seguido, mas algumas resistiam.

Depois da mesma recomendação realizada pelo MPE (Ministério Público Estadual), a medida, de orientação, tornou-se obrigação. Adiciona-se, ainda, que o descumprimento da medida pode ocasionar a cassação do alvará de funcionamento da igreja. Logo depois do anúncio do prefeito, o bispo diocesano de Presidente Prudente, dom Benedito Gonçalves dos Santos publicou um decreto sobre determinações de prevenção da pandemia. Além da cidade de Presidente Prudente, o bispo expandiu para toda a diocese a suspensão de todas as missas e celebrações da palavra semanais ou dominicais desde ontem.

Estão suspensas, inclusive, as celebrações da Semana Santa, que será do dia 5 a 11 de abril. Até as exéquias (realizadas durante funerais) terão alterações. Ministros que se encontram nos grupos de risco estão proibidos de realizá-las e, em caso de falecimentos em decorrência do novo vírus, o decreto afirma que devem ser acatadas as orientações da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal).

“Num profundo senso de corresponsabilidade, entendemos que precisamos das iniciativas e forças somadas de todos”, declara dom Benedito, que orienta as paróquias que tiverem como transmitir missas online, o façam ao menos nos domingos. “A Radio Onda Viva [95,7 FM] transmitirá missas diárias [de segunda-feira a sábado] às 8h e poderão ser acompanhadas, também, pelo site diocesano [www.diocesepresidenteprudente.com.br] ou pelo site da rádio [www.ondaviva.com.br]”, expõe o decreto.

O bispo completa, afirmando que as igrejas permanecerão abertas para oração particular dos fiéis, higienizadas e bem arejadas. A água benta, conforme ele, será retirada da entrada das igrejas e os padres devem ser cautelosos nos atendimentos, tomando todas as medidas preventivas. “Rezem pelas autoridades, profissionais de saúde, vítimas e todos os que mantêm o funcionamento da sociedade para superarmos a crise que atinge a todos indistintamente”, pede dom Benedito.

CONSELHO

DE PASTORES

O presidente do Conselho de Pastores de Presidente Prudente, reverendo Paulo Amendola, afirma que o conselho se antecipou quando o prefeito publicou o decreto da segunda feira. “Houve a recomendação que os pastores cancelem cultos e reuniões da igreja. É um ponto lamentável de uma medida enérgica por conta das igrejas que não tomaram as medidas necessárias” comenta.

Segundo Paulo, a medida tem pontos jurídicos questionáveis, visto que, segundo ele, as igrejas têm a segurança de não sofrerem intervenção do Estado. O reverendo, no entanto, afirma que o conselho prefere não entrar nas questões jurídicas e legais, e sim estar a favor, em primeiro lugar, da vida, e depois, à obediência às autoridades civis, como no documento, por ele assinado, no início da semana.

Publicidade

Veja também