Chegada do calor exige cautela na água

EDITORIAL -

Data 10/12/2019
Horário 04:01

Calor e férias. Eis uma união que resulta em lazer e diversão. Muitas pessoas aproveitam essa época do ano para saírem da rotina e aproveitarem ao máximo os merecidos dias de descanso. A região é opção de muitos que desejam sair do foco “praia”, por exemplo, e se esparramar nas águas de balneários. Por aqui, os hotéis, quiosques, já estão cheios de reservas e preparados para a alta temporada.

Os balneários recebem banhistas da cidade e região. Tem em Presidente Prudente – que pega Álvares Machado também -, Rosana, Rancharia. E, ainda, tem o Rio Paraná que banha Presidente Epitácio e sua “prainha” agrada muitos visitantes.

O bom de tudo isso é que, em relação aos balneários, a balneabilidade está ok! Ou seja, pode nadar no local sem nenhum risco à saúde. O Imparcial trouxe neste fim de semana, uma matéria que atesta que as águas estão aptas para banho.

Prefeituras e empresas responsáveis pelos reservatórios acompanham a qualidade da água periodicamente para que os banhistas tenham boa qualidade de água ao nadar! E esse acompanhamento é essencial. Tanto para a saúde pública, quanto do meio ambiente.

Porém, além da qualidade da água, é preciso que cada um cuide da sua própria vida. No sentido de zelar mesmo. De se amar. A água é linda e alivia muitas coisas além do calor. Cura do estresse, te traz paz e sossego. No entanto, é preciso ter cautela.

A água é traiçoeira no sentido de, quando o perigo chega, já não há mais tempo de voltar atrás. Por isso, é essencial que todos tenham cuidado e usufruam das belezas da natureza de maneira saudável e com juízo. Afogamentos já foram registrados nestas localidades, por isso, a atenção precisa ser redobrada. A autoconfiança é o principal motivo dos incidentes e mortes. E esse sentimento fica em evidência após o consumo de bebida alcoólica.

A corporação dos Bombeiros recomenda que os banhistas não deixem crianças sozinhas, não ingiram bebidas alcoólicas, obedeçam aos limites das áreas de banhista que estão demarcadas por boias, mantenham distância de embarcações. Usufrua dos momentos de lazer com alegria e juízo.

Publicidade

Veja também