Ciclistas abrem a temporada pela Copa Regional

EM BIRIGUI Prudente será representada pela Escola de Ciclismo Nelson Ricardo Cardoso Pelozi/Boscoli Competições

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 18/02/2018
Horário 13:11
Maurício Lobo, Equipe Pastoninho/Liane/Semepp treinou focada no Road Race
Maurício Lobo, Equipe Pastoninho/Liane/Semepp treinou focada no Road Race

Bicicleta revisada, treino finalizado, capacete e todo o tipo de proteção que tem direito. É com esse preparo e vontade de vencer que sete atletas que compõe a Escola de Ciclismo Nelson Ricardo Cardoso Pelozi/Boscoli Competições encaram hoje de manhã a etapa de abertura da Copa Regional de Ciclismo do Noroeste Paulista. Os ciclistas vão à Birigui representar Presidente Prudente e também para abrir o calendário de competições da instituição. O torneio é realizado pela FPC (Federação Paulista de Ciclismo), com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer.

A etapa de Birigui será realizada com 12 categorias e a Escola de Ciclismo marca presença em três delas. À frente da Boscoli Competições, o técnico da equipe, Éber de Almeida Boscoli, conta que na primeira das séries, no caso a juvenil, quem leva o nome de Prudente na Copa Regional são os atletas Igor Gustavo Roberto da Silva e Aquim Pereira, que inclusive já participaram de outras competições e são veteranos na casa.

Ademais, ainda falando de experiência, Kauã Matavelli participa pela categoria mirim masculino, ao lado de Caique Ribeiro, que faz sua segunda participação em torneios. “Esses dois são promessas do esporte”, completa o técnico. Na mesma categoria, porém do lado feminino, Larissa Lima, com apenas 8 anos, e Cristiane Camarine Araújo, vão à Copa com “grandes chances de medalhas”, uma vez que têm treinado muito, como salienta Éber.

Mas se por um lado eles já são experientes em competições, também há espaço para estreias. Pela categoria infanto-juvenil, Pedro Henrique Dias vai participar da primeira corrida da carreira dele. “É um garoto novo, bem treinado e que vai fazer sua primeira participação com todo gás, representando a Escola e também a cidade”, argumenta o treinador.

E é através do treino que eles buscam a perfeição. Na manhã de ontem, os atletas acordaram cedo e foram pedalar em busca de melhorar tempos e corrigir erros. E se do treinamento vem a experiência, e de um experiente é que se faz um veterano, o pontapé inicial é começar. Pensando nisso, Éber garante à reportagem que a Escola de Ciclismo tem se dedicado a investir mais na base, no início de tudo. “É um modo de incentivá-los para estarem se destacando desde cedo, a fim de pleitear uma bolsa atleta, quem sabe. Queremos proporcionar uma condição melhor para bons estudos a esses atletas”, lembra.

A 1ª etapa da Copa Regional, com largada prevista para as 9h, ocorre na Avenida Geracina de Menezes Sanches, no Parque Inglês, ao lado da Rodovia Marechal Cândido Rondon, em Birigui.

 

Road Race

Se a intenção é realmente abrir a temporada 2018, nada melhor do que fazer isso da melhor forma. Ainda amanhã, a Boscoli Competições também vai a Presidente Venceslau para participar do 1º Road Race. “Trata-se de uma prova de estrada, bem agressiva”, afirma Éber. A Escola vai com três atletas, sendo eles o Rafael Muramatsu e o João Paulo Benevento pela categoria elite, que terá um percurso de 70 km; além de Deoclécio Ferreira Lobo, na sênior, que correrá 35 km. O técnico volta a dizer que ambas as competições são importantes e fortes.

E não para por aí. Prudente possui mais atletas no torneio, já que o Clube de Ciclismo Lobo, que forma a equipe Pastoninho/Liane/Semepp (Secretaria Municipal de Esporte de Presidente Prudente), vai à competição representado por seis ciclistas. João Marcelo Gaspar e Isaque pedalam pela categoria elite. Já na sênior, Almir Rogério Lobo, Thiago Eduardo Damasceno, Virgílio Cecanho e Maurício Lobo é quem representam a categoria.

Aliás, Maurício Lobo, que está à frente da equipe, não deixa de mencionar que o grupo treinou muito nas últimas três semanas, focado nessa prova. “Temos grandes chances de vitória na categoria elite com o João Marcelo. E na sênior vamos com a expectativa de ter pelo menos um ciclista entre os cinco do pódio”, argumenta.

A prova ocorre hoje, a partir das 7h30. São cerca de 200 atletas inscritos, de várias localidades do Brasil. À reportagem, Maurício Lobo também lembra que é uma competição de “um grau de altíssimo nível, uma corrida duríssima com bastante dificuldade, uma vez que tem muitas subidas no trajeto que será de 70 km”, afirma.

 

SAIBA MAIS

A equipe do Clube de Ciclismo Lobo recebe apoio e patrocínio dos seguintes colaboradores: Supermercados Pastorinho, Liane, Semepp, Le bici Bike Shop, Jaime carburadores, Pontocom veículos e Academia Lobo Fitness. Por sua vez, a Escola de Ciclismo Nelson Ricardo Cardoso Pelozi/Boscoli Competições, ao se tratar de um programa socioeducativo, conta apenas com a colaboração dos pais, professores e voluntários, no momento. Contudo, busca parcerias.

 

Publicidade

Veja também