Cidades da região recebem ator Eduardo Bordinhon em Oficina Pontos MIS

Prudente tem 30 vagas disponíveis para quem quer saber mais sobre atuação e direção de atores no cinema e interessados em geral

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 15/05/2018
Horário 18:47
Divulgação: Eduardo Bordinhon apresentará um panorama da história do ator no cinema durante oficinas na região
Divulgação: Eduardo Bordinhon apresentará um panorama da história do ator no cinema durante oficinas na região

Ainda há vagas para interessados que queiram participar da Oficina Pontos MIS “O Ator no Cinema” - Linguagem e Ética, às 19h desta quinta-feira, na Sala de Cinema Condessa Filomena Matarazzo, do Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente com o ator de cinema Eduardo Bordinhon. Álvares Machado e Presidente Epitácio também recebem o palestrante na sexta (18) e sábado (19), respectivamente.

A palestra é voltada para aqueles que querem saber mais sobre atuação e direção de atores no cinema e interessados na arte do ator em geral. Atividade é realizada em parceria entre Pontos MIS e as Prefeituras das cidades, em Prudente, por exemplo, por meio da Secult (Secretaria Municipal de Cultura).

Na pauta, o ator apresentará um panorama da história do ator no cinema por meio da análise de trechos de filmes mostrando diversos modos de aparecimento dos atores em distintas escolhas estéticas, suas técnicas, sua relação na criação do filme e com a direção.

Eduardo Bordinhon que estudou a interpretação no cinema clássico americano entre os anos 50 e 70, é ator e professor, mestre em Artes da Cena pela Unicamp (Universidade de Campinas - 2015). Suas referências ao longo de sua trajetória são ricas, com aulas com artistas e pesquisadores como Fernando Leal, Beto Brant, Pedro Maciel Guimarães, Luiz Mário Vicente e Tais Nardi.

É professor do curso de Direção de Atores Para Cinema da Bucareste Ateliê de Cinema; Na AIC (Academia Internacional de Cinema) no curso de Interpretação para Cinema; convidado do módulo de cinema do curso técnico em teatro do Senac (Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial) de Franca. Na Unicamp, em 2016, atuou como assistente no curso de Direção de Atores do curso de Midialogia.

 

Por meio da análise de trechos de filmes, ator e professor mostrará diversos modos de aparecimento dos atores em distintas escolhas estéticas, suas técnicas, sua relação na criação do filme e com a direção

E, desde 2015 ministra oficinas e palestras na área com destaque para Unicamp (2015/2018), Senac (2015), Segunda (2017), Cinesesc (2017), 21ª Mostra de Cinema de Tiradentes (2018), LAB Audiovisual Fuligem (2018) e Casa Guilherme de Almeida (2018).

Seus trabalhos mais recentes são os longas “Amador” (Cristiano Burlan -2014), “Corte Seco” (Renato Tapajós – 2014), “Hamlet” (Cristiano Burlan – 2015) e “Na Selva das Cidades” (André Sousa e João Sousa Cardoso – 2017), além de diversos curtas, onde trabalhou como ator ou assistente na direção dos atores.

 

O Programa

Conforme o site oficial, o Pontos MIS é um programa de circulação e difusão audiovisual que tem como objetivo promover a formação de público e a circulação de obras do cinema. Parcerias são firmadas para a criação de pontos de difusão audiovisual espalhados pelo Estado de São Paulo - uma parceria entre o Museu da Imagem e do Som - MIS e as cidades paulistas.  

O MIS entra com a programação e o material de divulgação e a cidade com a infraestrutura necessária (espaço adequado para as exibições, equipamentos, equipe e divulgação local). Mensalmente é enviado um programa de filmes diferente para ser exibido, na maior parte das vezes composto por um curta e um longa-metragem, acompanhado de uma atividade complementar, que pode ser um bate-papo com o diretor do filme ou uma oficina audiovisual.

A área de atuação do MIS está sendo ampliada, estabelecendo parcerias para criar pontos de difusão audiovisual, levando, assim, ações a lugares sem a mesma infraestrutura. Levar a programação do MIS para outros centros é uma das linhas de atuação da atual gestão do Museu.

O programa busca democratizar o acesso ao cinema, a fim de contribuir para a formação de plateias, a difusão de filmes e o estímulo à produção local.

 

box

AGENDA DAS OFICINAS

 

 “O Ator no Cinema” - Linguagem e Ética

 

Presidente Prudente - Dia 17 das 19h30 às 22h30

Álvares Machado - Dia 18 das 8h30 às 11h30

Presidente Epitácio – Dia 19 das13h às 16h

 

 

Publicidade

Veja também