Circuito simula obstáculos que ocasionam quedas

Ação do Centro de Referência tem como objetivo orientar sobre as alterações emocionais que um acidente causa na pessoa idosa e os prejuízos que desencadeiam

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 26/06/2019
Horário 05:36
Weverson Nascimento - Circuito tem objetos espalhados e baixa iluminação, para simular ambiente de casa
Weverson Nascimento - Circuito tem objetos espalhados e baixa iluminação, para simular ambiente de casa

Dando sequência à Semana de Prevenção de Queda de Idosos, o CRI (Centro de Referência do Idoso) Feliz Idade promove até sexta-feira um circuito lúdico que visa simular os obstáculos que podem causar quedas em idosos. No local, a disposição dos objetos é feita para promover a conscientização da queda ao visualizar as cenas e os riscos que podem ocorrer no ambiente domiciliar.

Segundo a enfermeira do CRI, Evelyn Vanessa Krimmer Pelegrino, de 37 anos, percebe-se que a maioria das quedas ocorre no próprio domicílio, então o circuito é para orientar quanto às consequências de um local não adequado. “Com a queda ele [o idoso] pode perder a autonomia, o que leva a uma dependência de outra pessoa ou familiar e, normalmente, estes familiares não estão preparados para cuidar deste idoso que antes era ativo. Além disso, uma possível queda pode ocasionar o risco de infecções diante das várias comorbidades e a própria fratura de ossos, ou seja, vários danos à pessoa”, afirma.

No circuito, as disposições dos objetos e a iluminação simulam o ambiente de uma casa. De acordo com a enfermeira, o escuro retrata a baixa visão que o idoso pode ter. “O idoso já tem uma perca da visão e, no ambiente domiciliar, muitas vezes tem televisores com fios cumpridos atravessando o caminho, brinquedos dos netos espalhados, além de objetos do dia a dia, como vassouras, móveis que se ele não vê, pode tropeçar e cair”. Para tanto, o recomendando segundo a enfermeira, é evitar tapetes e degraus, utilizar barras de apoio, não ter fios ultrapassando os espaços, ter uma maior iluminação nos ambientes e ao se levantar, aguardar por um tempo sentado, por que às vezes acontece a queda de pressão e, com isso, a tontura.

Público-alvo

A aposentada Maria Joaquina de Jesus Silva, de 82 anos, que passa por acompanhamento no CRI, considera que a medida é muito importante, porque acaba se esquecendo sobre as consequências de um ambiente fora dos padrões para sua idade. “Com o passar dos anos vamos esquecendo coisas simples que hoje, ao visualizar, posso lembrar e me alertar para que eu não faça em casa”, diz.

Em alusão ao Dia Mundial de Prevenção de Quedas de Idosos, o CRI Feliz Idade promove entre os dias 25 e 28 de junho, diversas ações que visam orientar sobre a prevenção de quedas em idosos. A programação tem como público-alvo as pessoas com mais de 60 anos, profissionais que trabalham com o grupo, além da comunidade em geral. A ação tem como objetivo reforçar a prevenção e orientar sobre as alterações emocionais que uma queda causa na pessoa idosa e os prejuízos que desencadeiam.

Serviço

O Centro de Referência Feliz Idade fica na Rua Ribeiro de Barros, 1347, Vila Dubus. Para mais informações o contato disponível é o (18) 3222-7700.

Publicidade

Veja também