Com brincadeiras antigas, projeto em PP estimula desenvolvimento infantil

EDITORIAL -

Data 24/07/2018
Horário 04:00

Quando se fala de infância, uma das primeiras coisas a se lembrar são as brincadeiras. Quem viveu essa fase nos anos 1980 ou início da década de 1990 certamente vai se lembrar de inúmeras delas, que faziam a alegria da garotada naquela época. Queimada, esconde-esconde, bets, morto-vivo, ciranda-cirandinha, amarelinha, passa anel, salada mista, sem contar as divertidas bonecas, carrinhos e bicicletas, que eram o sonho de qualquer criança.  

A diversão de antigamente demandava correr e pular. Era comum ficar até altas horas na rua ou na casa de um amiguinho, sem nem perceber o tempo passar. Hoje, o que temos são crianças viciadas em jogos, ganhando de presentes, ainda que com pouca idade, tablets e celulares. Pequenos que não se exercitam, que passam maior parte do tempo sentados e, desde cedo, apresentam problemas de saúde, como obesidade, pressão alta e diabetes.

Diversas têm sido as tentativas de reverter este cenário. Nesta semana, mesmo com o fim das férias, o Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, de Presidente Prudente, realiza das 14h às 16h, uma programação especial com direito a um novo espaço para jogos e brincadeiras tradicionais. Atividades que visam não só divertir a criançada, mas também fazê-los sair do sofá ou da cadeira do computador. Além de grafite e dança de rua, haverá na quinta-feira, um circuito, onde os participantes poderão conhecer e vivenciar várias brincadeiras que, infelizmente, ficaram esquecidas no tempo.

Quem comparecer terá ainda a oportunidade de conferir contação de histórias e participar de outras atividades, que visam estimular a concentração, como charadas e jogos de memória, entre outros. Atividades como estas, proporcionadas a partir de hoje pelo projeto Férias no Museu, ajudam na coordenação motora dos pequenos, proporcionam ensinamentos importantes como aprender a dividir, seguir regras e também a respeitar o próximo.

As inscrições seguem abertas, por telefone ou no próprio local. E a população deve aproveitar. É no brincar que a criança trabalha o desenvolvimento social e emocional. Desta forma, ela vai poder se divertir, sair da monotonia, se interagir, aprender, fazer amizades e ainda adquirir conhecimento.

Publicidade

Veja também