Comissão especial da merenda visita três escolas para apurar denúncias

Vereadores da Câmara Municipal estiveram em duas unidades no Humberto Salvador e outra no Parque São Matheus

PRUDENTE - Da Redação

Data 20/06/2019
Horário 05:12
Maycon Morano/AI da Câmara - Fiscalização contempla cozinhas e locais de armazenamento de alimentos das unidades
Maycon Morano/AI da Câmara - Fiscalização contempla cozinhas e locais de armazenamento de alimentos das unidades

A CE (comissão especial) da Câmara Municipal, que apura denúncias de falta de gêneros alimentícios e produtos de higiene nas escolas da rede pública municipal de Presidente Prudente, realizou na manhã de ontem uma visita a três unidades escolares da cidade. Os vereadores estiveram nas escolas Doutor Carlo Ceriani e Professora Juraci Meneses Peralta, ambas no Jardim Humberto Salvador, e na Professora Rosy Odetty Roriz Brandão, localizada no Parque São Matheus.

Em nota, a Secom (Secretaria Municipal de Comunicação) informa que a Prefeitura recebe com absoluta tranquilidade o trabalho da comissão de vereadores, pois é “mais uma oportunidade para mostrar à sociedade o serviço de excelência prestado pela equipe de alimentação escolar, bem como a qualidade das 62 mil refeições oferecidas diariamente às mais de 60 unidades mantidas pela administração”.

As vistorias fazem parte de uma série de observações presenciais que os vereadores estão executando após a instauração da comissão. A primeira parte foi a realização de oitivas com membros do Comed (Conselho Municipal de Educação) e, em seguida, teve início a fiscalização das unidades escolares.

Interdição descartada

Atendendo à denúncia da CE, uma equipe da Vigilância Sanitária esteve na Escola Municipal Ettore Marangoni ontem para realizar uma inspeção. Durante o ato, foi verificado que a área de manipulação possuía boas condições de higiene. A manipuladora também estava devidamente uniformizada e os funcionários recebem capacitação sobre boas práticas em manipulação. Observou-se ainda que os alimentos estavam corretamente armazenados e adequadamente rotulados.

Ainda segundo o relatório, no momento estava sendo preparada uma refeição e não foi notada presença de vetores e pragas urbanas. “Em suma, o local apresenta boas condições de higiene, organização e conservação, necessitando de algumas adequações para que atenda às normas sanitárias vigentes”, expõe.

Cabe ponderar que o relatório lista as providências a serem tomadas, como colocação de telas, portas com mola de fechamento automático, manutenção do forno e freezer fora da área de limpeza e apresentação de alguns documentos. O órgão notificou formalmente o estabelecimento sobre as inadequações.

Segundo a secretária municipal de Educação, Sônia Maria Pelegrini, agora em posse do documento emitido pelo órgão, a Seduc (Secretaria Municipal de Educação) tem condições de complementar as adequações que já estavam previstas para o espaço. “Estamos aguardando o período de recesso para dar continuidade às readequações que estão sendo feitas pela equipe de manutenção, não só aqui, como em outras escolas, para que não seja prejudicado o fornecimento de alimentação escolar. Existem itens que serão prontamente atendidos, outros que demoram um pouco mais e dependem de licitação”, comenta.

Publicidade

Veja também