Conservatório de Tatuí aprova músicos de Prudente

Os ex-alunos da Escola Municipal de Artes, Andrey Porto e Elton Soares foram aprovados no processo seletivo referência no ensino das artes

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 05/04/2019
Horário 11:00

Os ex-alunos da Escola Municipal de Artes Professora Jupyra Cunha Marcondes, Andrey Alves Porto e Elton Luiz Lario Soares, foram aprovados no processo seletivo para contrabaixo elétrico, no Conservatório Dramático e Musical “Doutor Carlos de Campos”, mais conhecido como Conservatório de Tatuí, referência no ensino das artes nas linguagens: música, dança e teatro.

O estudante Elton Luiz Lario Soares, 26 anos, relata que desde criança sempre foi estimulado pela família para música. Aos 13 anos, iniciou nas aulas do Projeto Guri no polo de Presidente Venceslau e lá ficou até os 18 anos, depois disso entrou na faculdade onde conheceu o professor efetivo da Escola Municipal de Artes, Kadu Galli, que foi o responsável por apresentar o conservatório e todas as atividades existentes.

Já Andrey Alves Porto, 28 anos, iniciou em 2016 aulas de canto e técnica vocal, mas teve interesse em aprender tocar um instrumento e foi onde conheceu o trabalho do professor Kadu. “Eu fui até a escola de arte e consegui fazer a inscrição com o professor, e nesses dois anos de atividades eu percebi, através do incentivo dele, que era possível pleitear uma vaga no Conservatório de Tatuí”, frisa.

Ambos foram preparados pelo professor, no auxílio com a leitura, execução de temas, e a parte teórica.

O professor

O professor efetivo de contrabaixo elétrico da Escola Municipal de Artes, Carlos Eduardo Colato Galli, 31 anos, mais conhecido como Kadu Galli, relata que os dois alunos sempre foram talentosos, estudiosos, determinados e buscavam por mais conhecimento e excelência na música.

"Durante as aulas eu aprendi muito com eles e também pude compartilhar o caminho dos estudos, para onde seguir, como raciocinar e compreender as harmonias. Mas, nada disso seria possível sem o foco que eles colocam nos estudos e a seriedade que carregam em cada nota, arpejo e acorde que tocam", destaca.

O professor relata ter a certeza de que com a determinação que os dois jovens têm, serão bem sucedidos no campo da música.

Jupyra

Elton afirma que a Escola Jupyra teve um papel fundamental na formação como músico. “Na instituição foi onde eu tive contato com ótimos professores, como Ana Ramos, Marcelo Martins, Kadu Galli, que foram essenciais para o meu aprendizado nas aulas de percepção, harmonia e a prática do contrabaixo”, lembra. O estudante relata que nunca tinha encontrado uma escola de música com a estrutura oferecida pela Jupyra, e nem com a didática que os professores aplicam, logo, considerou como um salto de aprendizado.

Segundo Andrey, a escola abriu os olhos para música porque, até então, não compreendia a magnitude do que é ser um músico profissional. “Lá eu aprendi os princípios básicos para ser um bom músico, e se não fosse a escola eu não estaria nesse caminho hoje – eu aprendi isso de forma completa.”

Conservatório de Tatuí

Já participando dos estudos no Conservatório de Tatuí, Elton relata com entusiasmo como está sendo as atividades. “Tem sido muito gratificando este primeiro mês aqui no conservatório pelo fato de ser uma imersão muito grande no mundo da música”, relata.

Andrey ainda não iniciou as atividades, mas espera que pelo fato do conservatório ser referência na América Latina no âmbito da música, anseia por um curso bem intenso e que desenvolva suas habilidades como músico.

A instituição foi criada por uma lei estadual em13 de abril de 1951 e fundada em 11 de agosto de 1954. O conservatório oferece gratuitamente 51 cursos diferentes na área erudita e popular, com duração média de seis anos (além de dois anos de aperfeiçoamento, opcionais).

A escola forma instrumentistas, cantores, atores, “luthiers” (fabricantes). Atualmente, é uma das maiores e mais renomadas escolas musicais da América Latina, recebendo estudantes de diversos países. Possui infraestrutura completa para o ensino artístico distribuída em seis imóveis pela cidade de Tatuí, além de contar com o Teatro Procópio Ferreira. Fora as disciplinas práticas, o conservatório oferece disciplinas teóricas e as de prática de conjunto, com destaque para a Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí.

 

Cedida/ Elton Soares

Elton tem a Escola Municipal de Artes prudentina “como um salto de aprendizado”

Foto: Cedida/ Andrey Porto

Segundo Andrey, na Jupyra aprendeu os princípios básicos para ser um bom músico

 

Publicidade

Veja também