Constelação Sistêmica aborda “Relacionamentos” neste sábado

Evento ocorre a partir das 14h, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente; é promovido pela empresa Mundo Terapeuta de São Paulo; participação é 1 quilo de alimento

VARIEDADES - Da Redação

Data 28/06/2019
Horário 11:00

O trabalho dos processos terapêuticos é trazer a consciência para situações que conduzem as pessoas no “piloto automático”, para que a partir daí possam exercitar o poder de escolha. Há pouco tempo esse “processar” só era possível pela psicoterapia tradicional que acontecia em sessões individuais ou em grupo, mediada por um psicoterapeuta que conduzia os participantes no processo. Atualmente, muitas novas metodologias vêm sendo apresentadas e desenvolvidas com o intuito de alcançar um maior número de pessoas. Além da forma prática como elas acontecem, a abordagem também varia, entretanto, elas continuam com a tarefa de “acordar o Eu observador” do indivíduo que busca ajuda. Amanhã, a partir das 14h, ocorre uma “Vivência de Constelação Sistêmica solidária”, promovida pela empresa Mundo Terapeuta de São Paulo, no Centro Cultural Matarazzo, em Presidente Prudente. A participação é um quilo de alimento.

Entre as novas abordagens terapêuticas está também a Constelação Sistêmica. Desenvolvida pelo teólogo, filósofo e terapeuta alemão Bert Hellinger, essa abordagem tem sua base teórica em duas linhas da psicologia a terapia de família de Virginia Satir e o psicodrama de Jacob Moreno. Além dessas influências, as constelações sistêmicas também têm em sua base a experiência como teólogo do seu criador. 

Bert Hellinger viveu em missão na África por 16 anos junto aos Zulus, quando pode aprender e vivenciar a importância do culto a ancestralidade e o quanto a maneira de agir diante da vida está intimamente ligada aos grupos aos quais pertencemos. Unindo todas essas experiências a sua observação minuciosa dos comportamentos Bert Hellinger, desenvolveu essa metodologia que permite olhar qualquer desconforto existente na vida a partir de uma perspectiva de Ordem-desordem.

Ele nos ensina que o fluxo da vida deve correr naturalmente se três princípios fundamentais são respeitados: pertencimento, equilíbrio e ordem. Nenhuma interpretação é necessária e sim a análise da queixa da pessoa e do sistema ao qual ela pertence. Ao avaliar o sistema sob a ótica dos três princípios, é possível identificar o ponto do bloqueio e então buscar a ordem para que a vida volte a fluir livremente. 

Essa metodologia das constelações sistêmicas tem ganhado popularidade no Brasil nos últimos 10 anos, atualmente é utilizada até por instituições públicas com o objetivo de minimizar conflitos e ampliar as soluções positivas para todos os envolvidos nas questões. O processo de uma constelação sistêmica pode acontecer em grupos ou individualmente. Qualquer tema pode ser trabalhado com a perspectiva das constelações: Sintomas, doenás, dificuldades com relacionamentos, prosperidade, carreira e sucesso profissional e até mesmo organizações e decisões podem ser trabalhadas.

A vivência

Amanhã, haverá uma vivência de constelação sistêmica solidária, promovida pela empresa Mundo Terapeuta de São Paulo. A facilitadora será a terapeuta Ligia Correia que atua em São Paulo com diversas abordagens para lidar com traumas. Esse será o terceiro evento promovido pela empresa em Presidente Prudente. Os eventos têm sido solidários com as contribuições do espaço cedido pela Prefeitura, o Centro Cultural Matarazzo. O trabalho da facilitadora e os participantes contribuem com 1 quilo de alimento.

A motivação da terapeuta é promover o conhecimento dessa abordagem para o público de Presidente Prudente e região. A vivência deste sábado será temática especial de relacionamentos, tema escolhido pelos participantes dos eventos realizados em abril. Haverá uma explicação breve da metodologia e então o atendimento de dois casos. Para participar, compareça com 1 kg de alimento que será doado para o Fundo Social de Solidariedade.

Serviço

Vivência de Constelação Sistêmica

Local: Centro Cultural Matarazzo

Data: 29/06 às 14h

Informações: Email infomundoterapeuta@gmail.com

Whatsapp (11) 995908988

Facebook/MundoTerapeutaBr

Instagram @Mundoterapeuta

Sobre a facilitadora: www.ligiacorreia.com

 

Publicidade

Veja também