Consumo de nutrientes favorece saúde dos ossos

PRUDENTE - BEATRIZ DUARTE

Data 29/04/2018
Horário 09:42

A saúde dos ossos é uma preocupação que afeta os adultos e os idosos em sua maioria. Segundo o médico ortopedista de Presidente Prudente, Ramon Cano Garcia, o osso é uma estrutura orgânica que depende basicamente de dois nutrientes para o seu funcionamento, a proteína e o cálcio. O primeiro atuando na estrutura básica, e o segundo na promoção de dureza e fortalecimento, que o torna mais saudável.

O especialista explica que os alimentos pobres desses dois nutrientes ocasionam o surgimento de diversos tipos de problemas ao organismo humano, sendo o mais conhecido a osteoporose, que afeta em maior parte as mulheres por volta dos 40 anos. Isso acontece porque com a chegada da menopausa, os hormônios que transportam o cálcio e a proteína para os ossos passam a ter dificuldade de circulação, ocasionando a perda da densidade mineral óssea. “É recomendável que ela procure por um ginecologista, que vai indicar o tratamento necessário”. Já nos homens são menores os índices de surgimento da doença, porque ele não passa por esse processo hormonal, porém as possibilidades não são descartadas.

Outro apontamento realizado pelo clínico são os problemas ósseos advindos da genética, geralmente ligados ao sistema imunológico. Estes são os casos onde o próprio organismo não consegue absorver a quantidade necessária de cálcio e proteína. Nessa situação, o tratamento é indicado por um médico e feito por meio de medicamentos e dieta alimentar.

Além disso, existem as situações de cálcio em excesso e a falta do nutriente. Ramon ressalta que não existem alimentos que fazem mal aos ossos, pois qualquer um tem seu valor nutricional. “O que não pode acontecer é a ingestão em excesso de comidas não saudáveis, elas dificultam o funcionamento e adsorção do organismo”. O ideal é o consumo de ovos, carnes, leite e derivados, em uma quantidade de 100 a 200 gramas diários.

Outra dica importante é o consumo de vitamina D, que contribui na absorção desses nutrientes. Ela pode ser adquirida por meio de vitaminas, exposição adequada ao sol e alimentação regular. Questionado sobre o refrigerante de cola, ele comenta que existem vários estudos que apontam alterações nos organismos devido aos componentes da cola, assim como há apontamentos de estudiosos que pensam ao contrário. “Não existe uma comprovação exata, o recomendável é não fazer o uso exagerado do líquido, assim como de nenhum outro alimento”, finaliza.

Publicidade

Veja também