Turismo de cidades se beneficia com novas tendências em 2019

Contexto Paulista

O que inspira o turista a decidir por um destino de viagem? Os fatores são dinâmicos e mudam a cada temporada devido às alterações de comportamento social e o desempenho da economia. A maioria das cidades paulistas em tese têm potencial para explorar o turismo em suas atividades urbanas e rurais. Por isso, é importante estar atualizado com o que torna uma cidade mais competitiva no setor. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) acaba de divulgar as principais linhas para o turismo em 2019, baseadas na análise das motivações para a definição de escolhas pelos turistas. Segundo a entidade, o

COLUNA - Contexto Paulista

Data 09/01/2019
Horário 04:30

Turismo de cidades se beneficia

com novas tendências em 2019

O que inspira o turista a decidir por um destino de viagem? Os fatores são dinâmicos e mudam a cada temporada devido às alterações de comportamento social e o desempenho da economia. A maioria das cidades paulistas em tese têm potencial para explorar o turismo em suas atividades urbanas e rurais. Por isso, é importante estar atualizado com o que torna uma cidade mais competitiva no setor. A CNM (Confederação Nacional de Municípios) acaba de divulgar as principais linhas para o turismo em 2019, baseadas na análise das motivações para a definição de escolhas pelos turistas. Segundo a entidade, os roteiros tradicionais continuarão em destaque, mas para os empresários do ramo e os gestores públicos vale a pena ficar antenado com as novidades na área.

 

Três caminhos

Segundo o estudo da CNM, os turistas procuram, cada vez mais, experiências, também chamadas de vivências. Nesse cenário, o certo é que viajem mais em grupos e menos sozinhos. São estas as principais tendências para o turismo em 2019:

 

  • Turismo de “Wellness” - A busca por viagens que proporcionam bem-estar, caminhadas e opções para cuidar da saúde física e mental, entre outros itens associados à qualidade de vida.
  • Turismo de Inspiração - Esse nicho aponta para os turistas que querem estar em cenários já divulgados que motivaram filmes, novelas, séries e videoclipes.
  • Turismo de “Rememory” - Relembrar locais importantes é uma das motivações sempre apontadas. Um exemplo típico são os casais que voltam ao local da lua-de-mel.

 

Inovação

O especialista Ricardo Aly afirma que o segmento de turismo precisa se “reinventar” a cada dia. A CNM valoriza o papel do Conselho Municipal de Turismo no sentido de incentivar a população a ajudar e orientar os prestadores de serviços. O turista satisfeito sempre divulga as virtudes do município e isso torna a economia local mais forte e, em consequência, a arrecadação municipal.

 

Incentivo a startups no Interior

O Sebrae-SP (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) anunciou esta semana que vai selecionar 60 startups de seis regiões do Estado de São Paulo para participar do Startup SP, programa gratuito de desenvolvimento de startups digitais que estejam em estágio de validação do modelo de negócio. As inscrições estão abertas para as regiões de Campinas, Piracicaba, Ribeirão Preto, Santo André, São Paulo e Sorocaba. Serão selecionadas dez startups de cada região. Em Piracicaba, o programa é específico para as empresas de tecnologia aplicada ao agronegócio – agtechs.


Otimismo calçadista

A indústria calçadista espera alcançar a recuperação em 2019, com incremento nas exportações, segundo projeta a Abicalçados (Associação Brasileira das Indústrias de Calçados).

 

Defesa de policiais

Projeto de lei recentemente aprovado pela Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) poderá beneficiar com assistência jurídica gratuita os funcionários da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária) e da Fundação Casa, por exemplo. Para o deputado Coronel Telhada (PP), autor da proposta, o projeto busca dar tranquilidade aos responsáveis pela segurança nas áreas urbanas, instituições escolares e áreas de lazer em todo o Estado. “Caso o funcionário pratique um crime em razão do serviço, ele terá a assistência jurídica dada pelo Estado”, diz ele. O projeto vai ao encontro de semelhante proteção acenada no âmbito federal pelo governo do presidente Bolsonaro. O projeto foi aprovado no dia 13 de dezembro pelo plenário da Assembleia Legislativa e aguarda a sanção do governador João Dória (PSDB) para que a lei entre em vigor.  

 

Defesa de policiais (2)

Se a lei for sancionada, funcionários de Programas de Policiamento Integrado, Forças Táticas, Comunitários, Radiopatrulha e o Rocam (Programa de Policiamento com Motocicletas) também terão assistência jurídica gratuita nesses casos. O deputado Telhada afirma que a assistência da Defensoria Pública do Estado é um direito desses profissionais. “Hoje eles são obrigados a gastar com advogado um dinheiro que não tem. Trabalhando para o Estado, merecem ser cuidados pelo Estado”, diz ele.

 

Vigília de verão

As doenças transmitidas por insetos, as arboviroses, chamam mais a atenção na estação mais quente do ano. Os paulistas devem se preparar para o combate à dengue, zika, chikungunya e febre amarela, especialmente. Em razão de ser um período quente e com pancadas de chuva frequentes, os insetos transmissores multiplicam a velocidade de reprodução.

 

Poupatempo inova

O portal do Poupatempo acaba de ser melhorado para se adequar a qualquer tela ou dispositivo do celular. Com isso, ficou ainda mais fácil encontrar informações e agendar horário de atendimento para a prestação de serviços no órgão. Na tela inicial, o usuário encontra links para se cadastrar ou conferir endereços dos 72 postos fixos. Ainda no começo da navegação, aparece a imagem do atendente virtual Poupinha, com um convite para iniciar o diálogo no chat e seguir com o agendamento. Os serviços mais solicitados são os de RG, CNH (Carteira Nacional de Habilitação), Licenciamento de Veículos, Reconhecimento de Paternidade, Achados e Perdidos e Nota Fiscal Paulista

Publicidade

Veja também