Corpus Christi tem programação em Prudente e Piquerobi

VARIEDADES - WEVERSON NASCIMENTO

Data 19/06/2019
Horário 08:10
Cedida/HR: Um tapete é pintado pelas colaboradoras do HR de Prudente
Cedida/HR: Um tapete é pintado pelas colaboradoras do HR de Prudente

A história de Corpus Christi é uma das mais antigas do catolicismo em todo mundo. Em Piquerobi, essa tradição começou no ano de 1967 com o tapete a partir do desejo e do trabalho dos jovens daquela época e que ganhou força que perdura até os dias atuais. Hoje envolve não somente as pessoas da comunidade católica, mas também de setores de toda a sociedade piquerobiense. Neste de ano em que celebram 52 anos de tradição de arte e fé, serão confeccionados 500 metros de tapete contemplados com cerca de 26.000 kg de granilhas.

A origem da celebração remonta o século 13 na Europa, por iniciativa da freira Juliana de Mont Cornillon que recebia visões nas quais o próprio Jesus lhe pedia uma festa litúrgica anual em honra da sagrada Eucaristia. Ela foi instituída pelo Papa Urbano IV, em 1264 para ser celebrada na quinta-feira após o domingo da Santíssima Trindade, que ocorre, por sua vez, no domingo seguinte ao de Pentecostes. No munícipio, de acordo com o padre da paróquia São Miguel Arcanjo José Alves Neto, neste ano o tema será “Da Vida Eterna Ele é o Pão”, que remete ao Evangelho de João 6,51 “Eu sou o Pão vivo que desceu do céu, quem comer deste pão viverá eternamente”.

No Brasil, é um feriado facultativo comemorado pela religião católica, cujo costume é ornamentar as ruas por onde passa a procissão com tapetes de colorido vivo e desenhos de inspiração religiosa. Segundo o sacerdote, de um povo que trabalha com dedicação e alegria para acolher tantas pessoas que vêm prestigiar uma festa tão especial para a cidade.

De acordo com a administração municipal, os funcionários estão todos empenhados nos preparativos da 52ª edição da  festa, que envolvem dentre outras atividades, a limpeza da cidade,  pintura das granilhas e confecção de formas. Tudo realizado com dedicação para garantir a beleza e qualidade da tradicional celebração.

Segundo o padre, a missa solene presidida pelo bispo diocesano dom Benedito Gonçalves dos Santos e concelebrada por alguns sacerdotes e participada por grande número de pessoas que tomam a praça da matriz para esse momento de fé. Após a celebração, o bispo sai em procissão com o Santíssimo Sacramento pelas ruas enfeitadas na cidade e na chegada dá a bênção.

Este ano, terá programação musical religiosa. No palco da quermesse paroquial terá apresentação da Banda A Torrente, Reza Veia, Binho Acústico. A Torrente é uma banda cristã que reflete a palavra de Deus através do rock e da poesia.

Mãos Unidas

A comunidade realiza ainda a quermesse ao lado da praça da central e toda a renda é revertida para um projeto chamado Mãos Unidas, de reforma e ampliação da igreja matriz, cujo Padroeiro é São Miguel Arcanjo. Há mais de sete anos esse projeto está em planta de engenharia e arquitetura e em novembro de 2017 começou a se concretizar em obra. A Igreja já está coberta e o intuito do Pároco, da Comissão de Festa e Construção e da Comunidade, é que a Novena do Padroeiro, de 22 a 29 de Setembro deste ano, já seja realizada na nova Igreja, mesmo sem estar totalmente pronta ou inaugurada, mas apta para receber a comunidade para as missas.

Em Prudente

Hoje, às 15h, o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo de Presidente Prudente antecipa as comemorações do feriado e realiza uma missa de encerramento do cerco de Jericó. Na ocasião, será estendido um tapete, nos mesmos moldes daqueles expostos na cidade de Piquerobi, pintado pelas colaboradoras do hospital. O tecido de aproximadamente 30 metros será colocado entre o balcão de informações da unidade até o busto de São Francisco.

Amanhã, em Prudente, a tradicional festa da instituição da Eucaristia, Corpus Christi, será realizada, às 8h, com a santa missa na Catedral de São Sebastião. Após a celebração, ocorre a procissão até o Santuário Nossa Senhora Aparecida.

 

Programação Corpus Christi 2019

06h30 - Benção das Equipes

07h00 - Início Confecções dos Tapetes

08h00 - Exposição do Santíssimo (Igreja Matriz)

10h00 - Início da Quermesse Paroquial

10h00 - Concentração dos motociclistas (Posto da Entrada)

A partir das 10h30 - Shows com a Bênção dos Motociclistas

18h00 - Santa Missa Solene, seguida de Procissão e show pirotécnico


 

 

Publicidade

Veja também