Cremesp avalia saúde de PP como “referência”

Para conselheiro regional, Henrique Liberato Salvador, cidade possui boa estrutura, equipe qualificada e formação de bons profissionais

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 15/10/2019
Horário 18:34
Luciana Nelli - Henrique: atenção ao atendimento primário é um dos pontos a serem melhorados
Luciana Nelli - Henrique: atenção ao atendimento primário é um dos pontos a serem melhorados

Referência. Essa é a palavra utilizada pelo médico e conselheiro regional do Cremesp (Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo), Henrique Liberato Salvador, ao definir o cenário da saúde em Presidente Prudente. Diante dos recém-completados 102 anos do município, ele, que já foi secretário municipal de Saúde, traça um panorama daquilo que evoluiu.

Em primeiro plano, ele destaca a evolução do atendimento destinado ao SUS (Sistema Único de Saúde), que “há muito tempo” era desenvolvido apenas pela Santa Casa de Misericórdia. “Hoje chegamos a um porte muito grande, se tornando nome em todo Estado”, completa. Com isso, ele cita o HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo como exemplo de uma unidade de saúde que foi transformada em atendimento referencial, com mais de “600 leitos disponíveis”.

E a busca pelo sistema, não só dos moradores prudentinos – como também também por aqueles da região – ainda mostra, segundo ele, a evolução vivida. “Também precisamos falar sobre o HRCPP [Hospital Regional do Câncer], que hoje chega num patamar muito bom, e a rede particular, que atende bem os que possuem planos de saúde”, completa.

Já no que tange à saúde municipal, Henrique lembra que a falta de estrutura não é mais um problema. “Se você for hoje em uma unidade de saúde, não verá alguém tomando soro no chão. Temos evoluído bastante e precisamos destacar a qualidade do que é oferecido à população”, frisa.

Mas isso não quer dizer que tudo seja perfeito, tanto que, se fosse para dar uma nota, o médico garante que não daria 10. Questionado, ele responde que a atenção ao atendimento primário é um dos pontos a serem melhorados.

 

Profissionais

Em análise estadual, o conselheiro regional argumenta que a qualidade dos profissionais médicos é alta e que das “poucas reclamações” existentes, um número mínimo vira processo. “A Faculdade de Medicina da Unoeste [Universidade do Oeste Paulista] forma bons profissionais, que têm cumprido uma carga horária significante, em parceria de estagiários com o HR, preparando-os, assim, para enfrentar o dia a dia”, finaliza.

Publicidade

Veja também