Crianças correm risco maior de contrair o vírus da herpes

Espaço infantil

COLUNA - Espaço infantil

Data 03/05/2018
Horário 08:33

Expor-se ao sol por horas pode levar à queda da imunidade e abrir espaço para que o corpo seja infectado pelo vírus do herpes simples. A doença acomete gente de todas as idades, mas as crianças, por ainda não terem seu sistema de defesa totalmente formado, podem pegar de maneira mais fácil.

"Esse é um vírus oportunista", diz a infectologista do Hospitale Maternidade Santa Joana Rosana Richtmann. A médica explica que o vírus do tipo simples se aproveita do momento de fragilidade do corpo para atacar.

Por isso, quem está na praia, por exemplo, tomando muito sol, se alimentando mal ou até dormindo menos pode ficar mais vulnerável.

Os sintomas da doença são as bolhas que aparecem dentro da boca ou fora, em volta dos lábios. A dor, porém, é o principal. "Às vezes a criança não consegue engolir alimentos por causa da dor", diz Rosana.

O pediatra e infectologista do Hospital Infantil Sabará Marco Aurélio Safadi diz que o contágio é muito comum. Ele pode ser dar, por exemplo, por beijo, contato com saliva, e por copos e talheres infectados. Entre crianças em idade escolar, a possibilidade de pagar doença é ainda maior. "Elas compartilham as coisas e levam muito as mãos e objetos à boca", diz.

Transmite a doença quem tem as bolhas aparentes. Mas mesmo quem não tem sintoma algum pode estar com o vírus ativo e contaminar os outros.

"O herpes fica no corpo para sempre", diz Safadi. Não há cura, apenas crises, que podem ou não reaparecer, mas o primeiro surto é sempre o mais forte.

Cuidado especial devem ter as gestantes, pois os fetos podem pegar o vírus do herpes durante o parto - caso elas tenham herpes genital-ou se a bolsa estourar.

A cesariana é uma forma de evitar o contato do bebê com as feridas durante o parto.

 

Complicação

Uma complicação possível do herpes pode tanto deixar sequelas físicas e neurológicas quanto levar o paciente à morte, como explica a infectologista do Hospital e Maternidade Santa Joana Rosana Richtmann. Trata-se da meningoencefalite, inflamação na região do cérebro.

Entre os sintomas estão confusão mental, convulsão, febre, dor de cabeça e vômitos. Deve-se buscar ajuda médica imediata.

FOLHAPRESS

 

 

agenda

ARTE EM CENA

“H20BOOM”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

“Criando Stoppages”

Data: Domingo

Horário: 16h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

 

Close Criança

Dia 6 de maio será um dia muito especial para os papais Fernando e Mariane Andrade. Isso porque, a linda Isabelly da Silva Andrade chegará aos seus bem vividos 2 anos. Muitas alegrias e sorrisos em sua vida, pequena!! Deus a abençoe infinitamente.

 

livros

FELPO FILVA - SÉRIE DO AVESSO

Esta é a história do Felpo, um coelho poeta um pouco neurótico. Um dia, ele recebeu a carta de uma fã que discordava dos seus poemas, a Charlô. Ele ficou muito indignado e isso deu início a uma troca de correspondências entre eles. O livro conta essa história de maneira divertida, usando os mais variados tipos de texto, como poema, fábula, carta, manual, receita e até autobiografia, permitindo, assim que o leitor entre em contato com as diversas funções da escrita.

Ficha técnica

Autor: Eva Furnari

Editora: Moderna

Páginas: 56

Preço: R$ 36,90

 

CONTOS DE FADAS DE PERRAULT, GRIMM, ANDERSEN E OUTRO

Uma charmosa edição de bolso para acompanhar pais e filhos pelo resto da vida. Em um só volume encadernado, as mais famosas histórias infantis, em suas versões originais, sem adaptações, de Grimm, Perrault e Andersen, entre outros. Nesses contos de fadas, bruxas, princesas, encantamentos e finais felizes! O livro inclui: 90 pinturas e desenhos, muitos deles raros, de ilustradores célebres como Gustave Doré; Biografia dos autores A versão impressa apresenta capa dura e acabamento de luxo.

Ficha Técnica

Autor: Ana Maria Machado

Editora: Zahar

Páginas: 288

Preço: R$ 23,90

 

Publicidade

Veja também