Crianças e idosos: eles precisam de atenção e amor

EDITORIAL -

Data 23/11/2019
Horário 04:00

Quantas são as diferenças entre um idoso e uma criança?! Ou seriam semelhanças separadas por décadas e décadas?! Se pararmos para pensar, o que existe realmente são diferenças na forma de ver as mesmas necessidades entre os dois extremos da vida. Para os pequenos que esbanjam vivacidade, cada nova conquista tem o olhar mais atento, preocupado, cuidadoso, carinhoso. Enquanto isso, para aqueles que lutam com todas as forças para se manterem ativos, pois as pernas já não respondem mais com a mesma agilidade, o apetite praticamente inexiste e as memórias estão falhando, tornando difícil até a interação. Existem sim o cuidado, a preocupação, o carinho, mas não com a mesma intensidade e, principalmente, paciência.

Existem muitas crianças abandonadas em instituições de acolhimento, lares, é triste, mas estas ainda podem ter esperanças de um novo lar, de uma nova família, de uma nova vida “adulta”. A maioria está ali porque a família não tem estrutura. Não tem condições.

Já muitos idosos, infelizmente, são abandonados nesta fase da vida também em instituições de acolhimento, lares, por aqueles que eles seguraram as mãozinhas quando começaram a dar os primeiros passinhos, que os alimentava com toda paciência feito passarinhos com a comida amassadinha na boquinha, que trocava a sua fralda com todo amor.

É, se for para falarmos destes dois extremos da vida humana detalhadamente, precisaremos de várias edições. Então, como foi publicado na edição de ontem deste jornal diário, “presentes simples podem proporcionar um Natal especial a idosos”! E a 29ª Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Presidente Prudente realiza, neste fim de ano, a campanha Natal Encantado, e a ação Adote um Idoso, da Vila da Fraternidade, que conta com 36 moradores.

O Imparcial realiza pela 16ª edição, mais uma campanha Natal+Feliz, que arrecada brinquedos “em bom estado” para presentear as crianças de 25 entidades assistenciais do município filiadas a FEAPP (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente).

Outras empresas promovem este tipo de ação no final do ano, mas gostaria de chamar a atenção de todos para que olhemos para onde tudo começa e onde tudo termina o ano todo! Nos permitamos que nosso coração seja tomado pelo espírito natalino todos os dias! Que tenhamos com os anciãos a mesma paciência que temos com os bebês, que são igualmente frágeis e precisam de atenção, amor e família!

Publicidade

Veja também