Crianças em casa exigem cuidados redobrados nas férias

EDITORIAL -

Data 20/12/2019
Horário 04:10

Após meses acordando ou dormindo cedo, estudando para as provas, se empenhando ao máximo para garantir uma boa nota e ser um ótimo aluno em sala, chegou a época mais aguardada pelas crianças: as férias escolares!

Se para os pequenos, o período é de diversão e descanso, podendo ficar até mais tarde na rua brincando com os amigos, jogando bola, empinando pipa ou interagindo nos mais diversos meios eletrônicos hoje existentes, para os pais, é hora de ter mais cuidado e atenção. Criança com tempo livre significa criança com mais energia para gastar. E isso elas têm de sobra, sempre!

Em matéria divulgada nesta semana, em O Imparcial, a médica pediatra e coordenadora de pediatria do HR (Hospital Regional) Dr. Domingos Leonardo Cerávolo, de Presidente Prudente, Elza Akiko Natsumeda Utino, ressaltou que a maioria dos acidentes na infância ocorre na presença dos pais. Muito deles podem com certeza serem evitados.

Cuidados simples, como colocar proteção nas janelas ao invés de deixá-las fechadas; deixar remédios ou produtos de limpeza fora do alcance dos pequenos, bem como objetos pequenos ou cortantes; manter as crianças longe de panelas no fogão, ferro ligado, tomadas e também de lugares altos. Ensiná-las a respeitar os animais também é uma boa alternativa, já que durante as férias, também crescem as emergências por mordidas de cachorros ou outros bichos de estimação.

Mantenha o piso seco e portões fechados. Fique sempre de olho, ainda mais se na residência houver escada ou piscina. Um simples e rápido descuido pode ter um final trágico.

Aproveite o período de recesso para ler ou brincar com os pequenos. Atividades ao ar livre, com bola, boneca, carrinho, um passeio de bicicleta também exigem cautela, mas devem fazer parte da rotina das férias... Além de aproximar pais e filhos, isso ainda estimula atividades físicas. Limite o uso de celulares, computador e videogame. Permita a visita ao amiguinho, deixe-os sair para tomar um sorvete ou jogar uma pelada.

A responsabilidade em casa ou fora dela é totalmente dos pais, que devem zelar sempre pela saúde e segurança do seu bem maior!

Publicidade

Veja também