Cuidados com Covid-19 precisam ser mantidos pelos munícipes

Quinto dia útil do mês foi marcado pela presença de boa parte da população nas ruas e pela ausência de medidas de prevenção ao novo coronavírus, mesmo com prorrogação da quarentena

REGIÃO - GABRIEL BUOSI

Data 08/04/2020
Horário 06:17
 Raouf Gharib - Filas nas portas de agências marcaram 5º dia útil de abril em Racharia
Raouf Gharib - Filas nas portas de agências marcaram 5º dia útil de abril em Racharia

A reportagem deste diário sabe que diversos são os serviços considerados como essenciais para toda a população neste momento de pandemia. Com recomendações em relação ao distanciamento social, especialmente para os idosos, que são considerados como grupo de risco, o quinto dia útil do mês de abril foi marcado ontem, em diversas cidades da região, pela aglomeração de pessoas na busca por estes serviços essenciais, como em filas de bancos e lotéricas, sendo que, na maioria dos casos, não há o cuidado como o uso de máscaras ou então o espaço de ao menos um metro de distância entre cada pessoa.

Em Presidente Venceslau, por exemplo, o fato de a cidade contar com dois óbitos positivos para o Covid-19, uma mulher de 62 anos e um homem de 36 anos, não impediu que a despreocupação fosse visível na população local. Filas e mais filas foram vistas, por exemplo, em correspondentes bancários e mercados. “Seguimos estritamente as recomendações do decreto estadual e pedimos para que as pessoas saiam apenas em casos de extrema necessidade, desde que mantenham os cuidados com a higiene”, aponta o secretário municipal de Saúde, Fernando Hamada.

Ele aponta que, desde o início da pandemia, a Prefeitura tem orientado, por meio de carros de som, transmissões na internet e decretos, como os munícipes devem se portar. Além disso, afirma que a fiscalização e orientações devem seguir para reverter o cenário encontrado ontem na cidade. “No início vimos que todos seguiam com os cuidados, mas agora presenciamos certo relaxamento, e isso preocupa”, observa.

APOIO PARA A

FISCALIZAÇÃO

Em Presidente Prudente, a situação não é diferente, o que fez a Prefeitura lamentar, ontem, o fato de que as medidas de distanciamento social impostas pelo governo do Estado e replicadas pelo município não estejam sendo seguidas por parte da população, mesmo com a “maciça divulgação” educativa por parte dos veículos de comunicação.

O secretário municipal de Desenvolvimento, Carlos Alberto da Silva Corrêa, Casagrande, por isso, ontem, esteve reunido com o comando da Polícia Militar para solicitar apoio nas ações voltadas a evitar a abertura de estabelecimentos não essenciais e que, consequentemente, não poderiam estar abertos. “Novas fiscalizações estão previstas para ocorrer ainda nesta semana, envolvendo tanto o poder público quanto a polícia”.

RECOMENDAÇÕES

SÃO MANTIDAS

Em Rancharia, situação semelhante foi relatada por moradores à reportagem, especialmente com aglomerações de pessoas em filas para a utilização de serviços bancários. Pensando nisso, o prefeito Alberto Cesar Centeio de Araújo (PSDB) afirmou que ontem uma reunião foi realizada com gerentes de bancos e donos de supermercados, bem como o Ministério Público, para debater e criar um novo decreto para aprimorar medidas de prevenção ao Covid-19. “Entre as novas determinações está o fato de que apenas 30% das capacidades dos mercados serão liberadas para população”.

Além disso, a Prefeitura deve providenciar a demarcação de listras no chão em frente aos serviços essenciais, para que a distância mínima de um metro seja respeitada, especialmente por parte dos idosos. “Fiscalizaremos e daremos orientações com a ajuda da Guarda Municipal e vamos seguir o distanciamento social, conforme determinou o Estado”, pontua.

Publicidade

Veja também