Cuidados com crianças devem ser redobrados

De acordo com o Corpo de Bombeiros, dois pontos merecem mais atenção durante esse período: fogos de artifício e possível engasgamento

VARIEDADES - THIAGO MORELLO

Data 20/06/2019
Horário 11:00
José Reis: É importante armazenar explosivos longe do alcance das crianças e de fonte de calor
José Reis: É importante armazenar explosivos longe do alcance das crianças e de fonte de calor

Pular fogueira, estourar bombinhas e fogos, comidas típicas e muita música caipira. Ao pensar em festas juninas, automaticamente tais itens são os que vêm à cabeça, não é mesmo? A época é regada de muita alegria, mas se prevenir nunca é demais. Tanto que, nesse momento, o Corpo de Bombeiros lembra que acidentes são passíveis de ocorrer e, por isso, o cuidado com a criançada - os mais frágeis - precisa ser equivalente ao tamanho da comemoração.

Em destaque, o tenente Marcos Antônio Machado Júnior coloca dois pontos a serem discutidos: fogos de artifício e engasgamento. No primeiro, antes de tudo, ele lembra que a compra de tais produtos deve ser feita em um local legalizado e de qualidade. “Feito isso, o armazenamento deve ser feito longe de fontes de calor, assim como de crianças”, pontua. E nos casos em que haja a queima do pavio por completo, mas não tenha explosão, o recomendado é não tentar mais acender, por não haver mais o tempo de segurança.

E, na infelicidade de ocorrer um acidente com o produto e semelhantes, em situações de grau leve, o tratamento é indicado com água, pomadas e hidratantes, conforme cada pequeno. Por outro lado, se o caso for grave, “é necessário acionar o Corpo de Bombeiros rapidamente ou encaminhar a criança ao pronto-socorro mais próximo”, completa o tenente.

Mas, já pensando nessa possibilidade, existem aqueles que preferem nem comprar produtos desse porte. Mas as comidas não podem faltar na festa junina, assim como os brinquedos. E se porventura eles foram parar nas vias áreas causando obstrução, engasgamento, deve ser analisado se a respiração ainda existe. “Se sim, mesmo que com dificuldade, o canal está obstruído parcialmente. Nisso, o indicado é induzir a tosse, dando aquele famoso tapinha nas costas”, diz Marco Antônio.

Agora, se não estiver respirando, é necessário tentar fazer a retirada do objetivo ou comida. “Posicione a criança de barriga para baixo, em um dos seus antebraços - o mais fraco -, e na sequência, coloque a cabeça num plano mais baixo que o resto do corpo, ao mesmo tempo em que abra a boca da vítima e faça a compressão de baixo para cima”, instrui o tenente. Nesse meio tempo, acione ainda o Corpo de Bombeiros e, se a situação for agravando, inicie técnicas de rcp (reanimação cardiopulmonar).

Fora isso, Marco Antônio sinaliza ainda aos papais, que “não ingerir de bebidas alcoólicas, sabendo que vai dirigir e transportar os filhos, também é uma forma de evitar acidentes às crianças”.

Principais dicas:

- Manter crianças longe de explosivos

- Fazer fogueiras em locais abertos

- Não tentar estourar novamente uma bombinha ou fogo que não funcionou de primeira

- Não tratar queimaduras graves

- Em engasgamentos, tentar retirar o que está obstruindo as vias aéreas seguindo as técnicas

- Em casos graves, acionar o Corpo de Bombeiros imediatamente


 

 

 

 

 

 

ARTE EM CENA

 “Sacizada”

Data: domingo

Horário: 15h

Local: Bosque do Sesc Thermas

Entrada: gratuita

 

OFICINA

Brincando com a Arte

“Reciclagem Saci-Pererê”

Data: Domingo

Horário: 16h

Local: Bosque do Sesc Thermas de Presidente Prudente

Inscrições: gratuitas, na Central de Atendimento

Publicidade

Veja também