Culinária, literatura e arte!

Baseado na obra “Encontro na Feira”, Sesc de Prudente deu sequência à programação do “Experimenta! - Comida, Saúde e Cultura”, com uma atividade lúdica que envolveu crianças

VARIEDADES - THIAGO MORELLO

Data 25/10/2019
Horário 06:10
Jean Ramalho: Passeio literário, confecção de biscoitos de goiaba e apreciação de arte foram as atividades
Jean Ramalho: Passeio literário, confecção de biscoitos de goiaba e apreciação de arte foram as atividades

Dando sequência à programação do “Experimenta! - Comida, Saúde e Cultura”, o Sesc Thermas de Presidente Prudente realizou, na tarde de ontem, a atividade “Tarde de encontro na feira”, que é baseada no livro “Encontro na Feira. De forma lúdica, cerca de 20 crianças puderam realmente experimentar a prática, que buscou articular três pilares: “culinária, literatura e arte”, como assegura uma das autoras da obra, a nutricionista e educadora, Lívia Bernardes. A tarde foi promovida com passeio, mão na massa e apreciação da arte.

E por que não uma pitada de esporte também? Pois foi dessa forma que eles iniciaram o primeiro passo: a literatura. À reportagem, Lívia explica que para conhecer mais sobre o livro, os pequenos realizaram um passeio pela unidade, em meio ao bosque, conhecendo mais sobre as árvores, os frutos que lá existem e que fazem conexão com a obra. E para a autora, é daí que vem a importância: “essa articulação feita com eles é muito essencial para que eles tenham mais conhecimento pelos frutos e como eles se desenvolvem em cada região do país, e de uma forma lúdica”, completa.

Tanto que a ludicidade, ainda de acordo com ela, é a melhor forma de tentar captar ainda mais as crianças, que, hoje, driblam fácil os meios tradicionais. Por isso, uma vez que o “Encontro na Feira” é um livro de literatura infantil, paradidático, que fala sobre a importância de uma boa alimentação, equilibrada com frutas, legumes, proteínas e conta a história de um menino que, como muitas crianças, não gostam de frutas, despertar o paladar dos pequenos participantes não poderia deixar de ocorrer.

Então veio a hora de botar a mão na massa e falar de culinária, o segundo pilar. E a atividade da vez, como explicada pela nutricionista. foi cozinhar bolinhos de goiaba. Todo o passo a passo foi acompanhado pelos pequenos, que tiveram a chance de realmente cozinhar: colocar os ingredientes, mexer na farinha até a mistura ficar homogênea e, claro, ouvindo a explicação da educadora sobre a importância do momento.

“Essa articulação feita com eles é muito essencial para que eles tenham mais conhecimento pelos frutos e como eles se desenvolvem em cada região do país, e de uma forma lúdica”
Lívia Bernardes, nutricionista e educadora

 Alice Vilela Teixeira, 9 anos, já disse logo de cara que não gosta de cozinhar. Mas, escolhendo até mesmo um local mais estratégico para ver a execução da receita, os olhos permaneciam atentos. Isso porque, levando em conta toda a programação da atividade, ela garante que é “muito legal, além de ser bem diferente” das práticas do dia a dia, então não queria perder. Fã de frutas assumida, a pequena gostou do livro, confessou que só come quando tem fome mesmo, mas sabe da essencialidade de conhecer os alimentos. Ela gostou mais da parte de leitura e passeio pelo bosque.

Assim como a Isabella Carraro Dobins Berezoskis, 10 anos, mas que ao contrário da amiga, gosta sim de cozinhar, então aproveitou todos os momentos. De forma até curiosa, a menina falou sobre a oportunidade de, a cada dia, conhecer mais sobre os assuntos diferentes, principalmente quando se fala de alimentação, literatura. “É diferente e gostoso aprender”, felicita.

 

Publicidade

Veja também