Cultura apresenta pacote e amplia ações de formação

Pasta tem como objetivo desenvolver tais programas de modo a driblar a crise proporcionando à classe artística meios de formar, fomentar, produzir e circular ações culturais pelo município

VARIEDADES - OSLAINE SILVA

Data 22/05/2018
Horário 18:05

A Secult (Secretaria Municipal de Cultura) de Presidente Prudente amplia as ações de formação, fomento e difusão e apresenta um “pacote” de ações articuladas entre si e que convergem para o constante desenvolvimento cultural da comunidade prudentina. Conforme a pasta, a cultura municipal se impõe como um instrumento articulador de políticas públicas, primando pela democracia no acesso às ações culturais, no diálogo constante e permanente com os fazedores de arte e cultura estabelecendo redes de comunicação efetivas, afetivas, solidárias e respeitosas. Trata-se de uma era horizontal no “trato” com as políticas articuladas e mobilizadoras, em especial aquelas que necessitam de um olhar realista e motivador. A cultura como possibilidade de multiplicação de saberes e de atos criativos.

Primando pelo conjunto da obra na convergência dos programas na área de formação, fomento e difusão, a Secult tem como objetivo desenvolver tais programas de modo a driblar a crise proporcionando à classe artística meios de formar, fomentar, produzir e circular ações culturais pelo município dando acesso à cultura atendendo ora uma necessidade geográfica ora social.

 

Formação

Pelo segundo ano consecutivo a Secult proporciona o desenvolvimento artístico em escolas da rede estadual de ensino do município (dez escolas) em uma parceria com a Secretaria de Estado da Educação. Trata-se do Teatro Essencial Comunitário nas Escolas. Arte educadores desenvolvem o trabalho de formação e pesquisa junto aos alunos que passam por processo coletivo de criação e adaptação finalizando o projeto com a apresentação do resultado final da Mostra de Teatro Estudantil.

Também pelo segundo ano, profissionais, arte educadores e artistas são contratados para prestação de serviços artísticos por meio do convênio estabelecido entre a Prefeitura e o governo do Estado de São Paulo, relativo ao Programa Oficinas Culturais que, para 2018, o programa prevê a contratação de 11 profissionais para a realização de oficinas de teatro (vivência, atuação, cenário, iluminação e figurino); dança (hip hop e dança moderna); música (DJ); tecnologia (edição de vídeos e cultural digital) que ocorrerão de julho a novembro.

 

Fomento

Segundo a Secult, em sua terceira edição, o GiraArte estimula a produção e circulação de teatro, circo e dança e de música. Serão contemplados oito projetos na linguagem Música sendo quatro de apresentações instrumentais e quatro de quaisquer estilo musical exclusivo em língua portuguesa, com destaque para a excelência artística do projeto, qualificação dos artistas, linguagem, criatividade e originalidade. A produção e circulação de teatro, circo e dança sendo seis projetos contemplados nas três linguagens e cada um realizará seis apresentações. Neste ano de 2018 foram 35 inscritos.

Outro projeto importante está em fase de conclusão e nos próximos dias será publicado o edital que disponibilizará dez datas no Teatro Paulo Roberto Lisbôa, totalmente gratuitas para serem utilizadas pelos artistas e produtores culturais de Prudente.

 

Difusão

Diversas ações fazem parte do calendário anual da Secult nas linguagens música, dança, teatro, literatura, cultura popular. Dentre eles destacam-se o MPB Dança. Criado em 2002, reúne grupos e companhias de dança para uma apresentação exaltando a Música Popular Brasileira. O Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente), anteriormente e por oito edições Salão do Livro, reúne editoras do país, promove a aproximação do público com escritores nacionais e internacionais, além de uma programação de atividades tendo como mote a literatura.

O Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente) chega a sua edição de número 24. Foi criado nos anos 1980 e hoje é uma dos mais importantes do país reunindo atores, diretores e produtores de teatro de todo o território nacional.

O São João Fest celebra uma das festas mais populares da cultura do Brasil, a festa junina. Promove eventos do tema por quase todos os bairros da cidade. O Encontro de Instrumentistas possibilita a reunião de músicos pesquisadores com um público promovendo uma narrativa didática de seu trabalho. “Culturando” tem por objetivo mapear artistas de linguagens como dança, música, teatro, artista de rua, artesãos, entre outros para promover dentro das escolas públicas estaduais, já parceiras no projeto Teatro Essencial Comunitário nas Escolas, promovendo uma vez ao mês nestas escolas uma mostra coletiva de artistas do bairro e adjacências nas diversas linguagens. Desde 2014, a música é contemplada na cidade com o Festival de Música de Presidente Prudente. Uma possibilidade de interação entre alunos de música, músicos e professores de música com profissionais instrumentistas renomados das grandes universidades de música do país e reconhecidos internacionalmente trocando experiências e vivências tanto em MPB/jazz quanto a música erudita. Além dos cursos específicos em 17 instrumentos diferentes, aulas em grupo, práticas com orquestras e bandas premiando o público com concertos todas as noites.

 

Com Secult

Publicidade

Veja também