Cultura e turismo em evidência

Com opções variadas para lazer e aprendizado, munícipio está no mapa turístico do país; Secretaria Municipal de Cultura promove ações diárias de fomento à educação e arte

PRUDENTE - PEDRO SILVA

Data 14/09/2019
Horário 06:10
380: Parque aquático, um dos principais polos turísticos de Prudente, será reaberto neste sábado
380: Parque aquático, um dos principais polos turísticos de Prudente, será reaberto neste sábado

Cultura e turismo andam de mãos dadas. As duas áreas trazem à comunidade conhecimento e experiências engrandecedoras. Presidente Prudente tem opções culturais e turísticas para todos os gostos e necessidades. Seja em festivais literários ou turismo de eventos, o município - que completa 102 anos hoje - pode surpreender.

Culturalmente, Prudente apresenta o Centro Cultural Matarazzo, na ativa há dez anos, com a Biblioteca Municipal Dr. Abelardo de Cerqueira César, escola de artes e oficinas para os cidadãos. Além do Museu e Arquivo Histórico Prefeito Antonio Sandoval Netto, que contempla um acervo da história da cidade, assim como fotografias e discos musicais.

 

PANORAMA TURÍSTICO

ATRAI VISITANTES

O secretário municipal de Turismo, Paulo Sanches, ressalta que o principal foco de turismo de Prudente é o de negócios. Por isso, há mais de 30 hotéis, disponibilizando por volta de mil leitos. Prudente tem classificação B no Ministério do Turismo, se mantendo no mapa turístico do Brasil entre 2019 e 2021. Paulo destaca que o turismo de saúde também existe na cidade, pois atrai pacientes da região e do Estado para consultas e tratamentos. A vida noturna e gastronômica também é fonte para visitantes. O principal ponto de visitação é a Cidade da Criança. O parque aquático será reaberto hoje, após manutenção.

 

MUNICÍPIO OFERECE

ATIVIDADES DIÁRIAS

O Matarazzo, o museu e o IBC Centro de Eventos são os três principais espaços culturais da cidade. Com atividades diárias, semanais, mensais e até mesmo anuais, a Secult (Secretaria Municipal de Cultura), disponibiliza aulas de música na Escola de Artes Municipal Professora Jupyra Cunha Marcondes, além de fotos, discos e itens históricos no museu.

Semanalmente, na Praça Nove de Julho, a Noite da Seresta reúne dezenas de prudentinos, assim como o Dia D, realizado na biblioteca municipal ajuda alunos com dificuldades em certas disciplinas escolares.

O secretário de Cultura, José Fábio Sousa Nougueira, pontua que os eventos anuais como Flitpp (Festival Literário de Presidente Prudente), Fentepp (Festival Nacional de Teatro), Festa Junina do IBC e o Festival de Música têm grande peso para serem realizados. A Secult pretende levar a cultura a todos os bairros de prudente. A partir de fevereiro de 2020, polos fixo serão implantados, para receber atividades diárias.

O Sesc Thermas também é um expoente na área cultural de Prudente. "O Sesc acredita que a cultura tem papel fundamental na formação do cidadão. Acredita e tem isso como missão”, comenta Fabíola Gaspar das Dores, gerente da unidade prudentina. Com festivais, como o Sesc Thermas do Rock, e atividades como Florestar, Sesc Verão, Dia do Desafio, e apoio a eventos do poder público, como o Fentepp e o Flitpp, o serviço busca levar a cultura a todos. “Fazemos questão de receber e acolher a todos”, diz.

 

60%

Dos visitantes da Cidade da Criança são de outras localidades

200.000

Visitam a Cidade da Criança por ano

80.000

É a quantidade de livros na biblioteca municipal


 

 

Publicidade

Veja também