Data merece mais que plantios: um cuidado diário com o verde

EDITORIAL -

Data 20/09/2019
Horário 04:05

Nesta semana, como ocorre todos os anos, diferentes atividades são realizadas em todo o país, com o intuito de lembrar o Dia da Árvore, comemorado amanhã. Em Presidente Prudente, a programação da Semea (Secretaria Municipal do Meio Ambiente) teve início ontem e continua até o dia 25, com plantios de mudas, visitas do Colégio JP ao Horto Florestal, ações de manejo e limpeza e distribuição de sementes, entre outras.

Para incrementar ainda mais a grade comemorativa, ocorre a sétima edição do Concurso Fotográfico Árvores da Cidade, uma realização da Semea, O Imparcial e Promotoria do Meio Ambiente, cujas inscrições encerram no dia 30. Os registros serão avaliados por uma comissão que selecionará 20 fotos, das quais, três serão premiadas. O concurso, que já é uma tradição na cidade, tem como objetivo mostrar a beleza dos espaços arborizados que, muitas vezes, passam despercebidos no dia a dia. E, principalmente, incentivar a preservação ambiental.

Conforme matéria divulgada recentemente neste diário, existem hoje, em Prudente, aproximadamente 220 mil árvores, divididas entre 85 espécies arbóreas e arbustivas. Será que você já reparou em alguma delas? Já parou para apreciar a beleza de um ipê? Quis guardar a imagem em seu celular? Ou mais ainda: ajudou a preservar?

Muitos não sabem sequer a importância das árvores para o equilíbrio do ecossistema do planeta, bem como suas funções para o meio ambiente e para o ser humano. Elas preservam a água de mananciais, controlam a temperatura e umidade do ar e do solo, evitam a erosão, desenvolvimento e manutenção da biodiversidade, produzem frutos, flores e madeira e, mais do que isso: melhoram a estética urbana, ajudando a embelezar a cidade.

Mais do que participar das ações da semana realizando plantios - o que é extremamente importante e aumenta consideravelmente a quantidade de área verde no município-, é preciso cuidar do que já temos. A integração da comunidade ajuda e muito no processo, já que ela mesma pode fiscalizar e até mesmo denunciar podas irregulares. O cuidado com o verde deve ser todo dia, independente de datas comemorativas.

Publicidade

Veja também