Foto:

Delícias para a Páscoa

  • 03/04/2019 11:00
  • Delícias & Delícias

Esta é uma trufa deliciosa e simples de ser feita. Pode ser chamada de Brigadeiro de Páscoa – as crianças adoram!!!!

 

Levar ao fogo 1 lata de creme de leite e deixar ferver. Retirar do fogo e colocar: 1 colher (sopa) de manteiga  e 1 quilo de chocolate ao leite picadinho. Levar à geladeira.

Depois de frio, enrolar as bolinhas  e passar no granulado. Não precisa ficar na geladeira depois de pronto. Fica muito macio.

 

Horta do Coelhinho

Faça um brigadeiro mole com 1 lata de leite condensado, 1 colher (sopa) de manteiga e 3 colheres (sopa) de chocolate em pó. Leve os ingredientes numa panela de fundo grosso e mexa até começar a ferver. Desligue. Espere esfriar.

Leve outra lata de leite condensado ao fogo com 1 colher de manteiga e 1 pacote de gelatina sabor limão. Quando começar a ferver, desligue.

Com bolachas tipo “wafer” prepare os canteiros da horta, como você vê na foto. Cubra com brigadeiro ou com o doce de limão. Enfeite.

 

Bolo de Chocolate Gelado

Ingredientes: 4 ovos, 2 xícaras (chá) de açúcar, 2 xícaras (chá) de farinha de trigo, 1 xícara (chá) de manteiga (200g.), 1 xícara (chá) de maisena, 1 copo de leite, 5 colheres (sopa) de achocolatado, 1 colher (sopa) de fermento em pó.

 

Preparo: Bater as claras em neve e reservar. Bater as gemas com a manteiga e o açúcar, acrescentar alternadamente o leite e os ingredientes secos, já misturados anteriormente. Juntar as claras em neve e o fermento em pó. Levar para assar em forma de anel por 30 a 35 minutos em forno médio (180º).

 

Cobertura: Juntar 1 lata de leite condensado, 1 copo de leite, 3 colheres (sopa) de manteiga e 5 colheres (sopa) de achocolatado e deixar ferver, em fogo baixo até ficar uma calda grossa. Cobrir o bolo. Enfeitar com confete colorido. Servir gelado.

 

PEIXES: múltiplos modos de fazer

 

Com muitos quilômetros de águas doces e salgadas, o Brasil tem um vasto cardápio de peixes. Assados, fritos ou empanados, o segredo é comprar um bom produto e escolher a preparação certa. Aqui, várias são as preparações que Delícias & Delícias sugere.

 

Iscas de Peixe Empanadas

 

Ingredientes: 500g. de filé de peixe cortado em tiras, suco de 1 limão, sal e pimenta-do-reino a gosto.

 

Para a Massa: 1 xícara de farinha de trigo, 2 ovos, ½ xícara de leite, 1 colher (chá) de fermento em pó, óleo para fritar.

 

Para o Molho: 1 cebola picada, 3 colheres 9sp) de coentro picado, 4 tomates picados sem pele e sem sementes, 2 colheres (sopa) de azeite.

 

Preparo: Tempere as tiras de peixe com o limão, sal e a pimenta. Misture a farinha e os ovos, acrescente o leite, junte o fermento e misture bem. Passe as tiras de peixe na massa, deixe escorrer um pouco e frite até dourar ligeiramente. Escorra em papel absorvente. Cozinhe todos os ingredientes para o molho em fogo baixo até o tomate desmanchar. Bata no liquidificador com ½ xícara de água. Tempere com sal e pimenta. Aqueça e sirva para acompanhar as tiras de peixe empanadas.

 

*** Coloque 3cm. de óleo numa frigideira ou panela pequena. Esse óleo não deve ficar muito quente, para que o peixe e a massa fiquem cozidos. Portanto, abaixe o fogo quando começar a dourar.

 

Peixe Assado Recheado

 

Ingredientes: 1 peixe de 3kg. aberto pelas costas, suco de 1 limão, sal a gosto.

 

Para o recheio: 600g. de batatas cortadas em rodelas finas, 600g. de cebolas cortadas em rodelas finas, ¾ xícara de azeite, ½ colher 9sp) de páprica doce, ½ colher (sopa) de páprica picante.

 

Preparo: Tempere o peixe com suco de limão e sal. Cozinhe a batata e a cebola no azeite, em fogo baixo com a panela tampada, até ficarem macias (se necessário acrescente um pouco de água). Tempere com sal e páprica. Coloque o peixe numa assadeira untada. Recheie com parte das batatas e cebola. Asse em forno quente, preaquecido por 1 hora ou até o peixe ficar pronto. Nos últimos 15 minutos, coloque o restante do recheio ao redor do peixe.

 

 *** O peixe cortado pelas costas oferece duas vantagens: cabe maior quantidade de recheio e pode ser cortado em fatias conforme vai sendo servido, devido à ausência de espinha dorsal.

 

NUTRIÇÃO

 

Glúten: uma certa intolerância

 

            O que define a doença celíaca é a intolerância ao glúten. Apesar de surgir em qualquer época da vida, normalmente, esse tipo de alergia é identificado antes dos 3 anos de idade, quando a criança reage com indisposição às vezes severa ao comer pães, biscoitos e massas que contêm glúten. Presente no trigo, na aveia, no centeio, na cevada e no malte, o glúten pode fazer parte da composição de medicamentos e cosméticos.

            Com diagnóstico correto, o paciente poderá estar sempre atento às composições descritas nas embalagens antes de entrar em contato com a substância, que danifica as vilosidades do intestino delgado e prejudica a absorção dos alimentos.

            Além dos exames de sangue, a endoscopia é o principal exame para determinar se uma pessoa tem ou não a doença celíaca. O exame permite identificar se há inflamação ou alguma lesão no intestino delgado, o que é um forte sinal de doença celíaca.

            O tratamento se baseia na exclusão total de alimentos e preparações que contenham glúten. Retirando-o da dieta, os sintomas desaparecem e o intestino, aos poucos, se restabelece, voltando à função normal. Como os sintomas podem aparecer depois de uma pequena ingestão de glúten – e esse é amplamente empregado pela indústria – é necessária uma leitura detalhada dos rótulos dos alimentos.

 

O que o celíaco pode comer

 

Cereais: milho, arroz e canjica

Farinhas: de arroz, mandioca, milho, fubá, fécula de batata, fécula de mandioca, polvilho doce, polvilho azedo, amaranto, quinua.

Gorduras: vegetal, óleos e margarinas.

Macarrão: de arroz, quinua e soja.

Laticínios: leite, manteiga, queijos frescos.

Carnes e Ovos: aves, suínos, bovinos, caprinos, miúdos, frutos do mar.

Hortaliças e Leguminosas: folhas, legumes, tubérculos, feijão, cará, inhame, soja, grão de bico, ervilha, lentilha, batata e mandioca.

Frutas: todas, in natura ou em sucos.

 

O que o celíaco não deve comer

 

            Todos os alimentos que contenham trigo, cevada, centeio, aveia e malte, além de produtos industrializados que levem esses ingredientes em sua composição.

ÚLTIMAS DO AUTOR

Delícias & Delícias

Delícias & Delícias

Beth Barreto, nutricionista, às quartas-feiras, traz receitas culinárias, além de informações para uma alimentação balanceada e nutritiva.

PUBLICIDADE