Dengue: Bugalho anuncia situação de emergência em Prudente

Em coletiva, representantes do Executivo e da Saúde municipal apresentaram números atualizados dos casos da doença, bem como o novo protocolo de atendimento de situações suspeitas

PRUDENTE - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 07/02/2020
Horário 04:02
Isadora Crivelli - Prefeito e representantes da saúde apresentaram o novo protocolo de atendimentos
Isadora Crivelli - Prefeito e representantes da saúde apresentaram o novo protocolo de atendimentos

A Prefeitura de Presidente Prudente, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, reuniu a imprensa para falar sobre um assunto que assombra todos os verões: a dengue. Com 94 casos confirmados, e 887 notificações, até ontem, a capital do oeste paulista parece a caminho de repetir a epidemia do ano passado, quando, em janeiro, haviam 91 casos confirmados, número que chegou a 7,6 mil registros positivos. Tendo em vista a possibilidade de epidemia, o prefeito Nelson Roberto Bugalho (PSDB) decidiu decretar, nos próximos dias, situação de emergência, com o intuito de “brecar” a expansão da doença com ações preventivas e de forma mais econômica.

Vale salientar que, no fim de janeiro, Prudente registrou a primeira morte suspeita por dengue do ano: de uma idosa de 92 anos, moradora do Residencial Jarina, zona leste do município. A Prefeitura ainda aguarda o resultado do exame.

A preocupação do prefeito também se fundamenta no índice predial, que calcula o número de imóveis onde foram encontradas larvas do Aedes aegypti em relação ao total de prédios. A diretora da VEM (Vigilância Epidemiológica Municipal), Elaine Bertacco, afirma que o cálculo aponta situação crítica, com 6,1, quando o recomendado é inferior a 1.

Para contornar a situação, Elaine, o prefeito e o secretário municipal de Saúde, Valmir da Silva Pinto, destacam a necessidade da população lembrar-se das dificuldades enfrentada nos últimos anos, de forma a auxiliar a Prefeitura nas ações, especialmente as que se referem à limpeza da cidade e terrenos públicos ou particulares. Em 2019, para se ter ideia, os mutirões retiraram mais de 500 caminhões de lixo, o que soma 300 toneladas de objetos que poderiam ser criadouro do mosquito.

Valmir afirma que se as equipes da VEM encontrarem terrenos com criadouros do Aedes aegypti, aplicarão notificações, e se no prazo estipulado o problema não for sanado, farão autuações, “para espaços públicos ou privados”, nas quais são aplicadas multas de, no mínimo, 200 UFMs (Unidades Fiscais do Município), que equivalem a aproximadamente R$ 770.

O secretário comentou, ainda, a respeito da chegada do veneno Malathion, utilizado para a nebulização. Valmir ressalta que ainda farão reunião com a Sucen (Superintendência de Controle de Endemias) para certificar-se da quantidade que será disponibilizada para Prudente e só então montar um plano para a nebulização nos bairros. “É importante não deixar o mosquito nascer, mas é necessário também matar o que está voando”, pontua.

PROTOCOLO DE

ATENDIMENTOS

“Houve, no ano passado, um acúmulo de pessoas nas UPAs [Unidades de Pronto-Atendimento], por isso, a orientação que passamos é que a população siga um protocolo em casos de sintomas de dengue”, informou o secretário de Saúde.

O protocolo definido, em conformidade com as diretrizes do Ministério da Saúde, solicita que aqueles que apresentarem sintomas de dengue procurem primeiramente a UBS (Unidade Básica de Saúde) ou ESF (Estratégia da Saúde da Família), pois, muitas vezes, nos casos mais simples, explicou Valmir, o tratamento baseia-se em reidratação oral. Nos casos mais sérios, os pacientes serão, portanto, enviados a uma UBS e, só então, se necessário, encaminhadas a um hospital de referência HR (Hospital Regional) Doutor Domingos Leonardo Cerávolo, ou Santa Casa de Misericórdia de Presidente Prudente.

“Não é para ir diretamente à UPA, pois o paciente será devolvido, com exceção dos casos com maior gravidade. Nossos profissionais estão preparados para o protocolo de atendimento”, salientou Valmir. “Em dias ou horários que as unidades estiverem fechadas, as pessoas poderão ir aos PAs [Pronto-atendimentos da Cohab e Santana] ou às UPAs, onde será definido se o acompanhamento será feito pela unidade, pela UPA ou pelo hospital de referência”, acrescenta.

Distribuição de casos positivos em Prudente

Região

Casos Positivos

Zona sul

10

Zona oeste

16

Centro sul

12

Zona leste

20

Centro norte

10

Noroeste

6

Zona norte

20

Distritos

2

Fonte: Vigilância Epidemiológica

Publicidade

Veja também