Depois, o que fica? 

OPINIÃO - Arlette Piai

Data 28/04/2020
Horário 04:35

A morte da ética celebrada pós-modernidade conduziu o mundo a uma crise profunda. Atitudes como a renúncia do prazer pela busca de um sonho e o trabalho honesto para conquistas foram substituídos pela busca do prazer imediato e pela excentricidade sem limites. 

Então, veio “um vírus” rasgando pretensões vulgares e cegueiras. Ele poderá contribuir para o renascimento de valores e polimento do caráter? Certamente, se princípios éticos renascerem. O mundo pós-modernidade tem enaltecimento status vulgar, conforto vazio versus valores nobres que devem ser recultivados. A vida humana é mais forte que qualquer vírus, entretanto, isolada seremos sucumbidos. Temos que nos livrar do mal instintivo: a inveja, o egoísmo, a falta de solidariedade. Estes revelam o vazio a que a humanidade tem adentrado.

O que mudar na nossa vida, no nosso quintal, na nossa cidade? Quase tudo, talvez. O supermercado Nagai, por exemplo, praticamente quebrou uma feira que funciona antes dele “in loco”. Será que uma feirinha é concorrência aos milhões dos lucros dos shoppings? Será que uma pequena farmácia tem que fechar porque próximo chegou uma Drogasil? O capitalismo para ser grande, não precisa ser pequeno.

A saúde do Amazonas está em colapso, enquanto o governador Wilson Lima usa grana da Saúde pra comprar deputados

A saúde do Amazonas está em colapso, pessoas levadas a óbito sem atendimento, enquanto o governador Wilson Lima usa grana da Saúde pra comprar deputados. O prefeito de Presidente Prudente, Nelson Roberto Bugalho, cortou parte dos salários de alguns funcionários, mas não dele e dos vereadores que são pagos com a grana do povo. Soma a saída do Ministério da Justiça, Sérgio Moro e suas consequências.

Depois, o que fica? Ninguém sabe. Findada a gripe espanhola, veio a crise econômica de 1920 e a somatória resultou: de um lado Franklin Roosevelt nos Estados Unidos, figura de destaque na história; mas resultou também na Europa o fascismo com Mussolini e o nazismo com Hitler. Na incerteza, a única certeza, leitor, é que tudo dependerá do renascimento de valores éticos para guiar a todos. “O tempo desmascara as aparências e expõe o caráter, mas o nosso chão é o melhor do planeta, só nos resta o abandono da corrupção e adotar a ética para o melhor do viver.” (Jwanka)

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também