Dezembro, o que podemos fazer agora?

OPINIÃO - Marcos Alves Borba

Data 12/12/2018
Horário 04:30

Há partir de agora estamos contando os verdadeiros dias e minutos de uma grande mudança, o que muitos, desde então, é provável que estejam se precavendo do que fazer ou renunciar. Já é final de ano, e será realmente uma necessidade de nos elucidarmos de algo que possa acontecer, ou algo que podemos preparar diante do possível que já está a caminho? E fica evidente o quanto as pessoas ficam mais ansiosas, aceleradas, esperançosas, na crença de que suas realizações, vontades aconteçam linearmente por aquilo que tem traçado. Seria isso realmente a perspectiva da maioria? E quais as questões e ou ações não são tão pragmáticas que desejamos que esses resultados possam de alguma forma beneficiar a todos? Muitos desejam mais, outros desejam menos, outros nem tanto, pois acham que tanto faz.

Deixa a vida me levar, como já dizia Zeca Pagodinho. Deixar a vida me levar é ficar na rota de fogo de qualquer bombardeiro e acreditar que não será atingido. Não tem graça. Não faz sentido. É preciso ter e buscar foco. É preciso se conscientizar, dar um sentido a vida que nos foi ofertada pela essência da natureza. As pessoas pedem e querem mais consideração. Solicitam mais respeito. Edificam a serenidade de que os valores precisam ser praticados mais afinco e nem tanto egocentrados. Fazer a sua parte, praticamente fica à mercê de insatisfeitos que pregam o que nunca tentaram expor. Em determinados momentos é uma ignominia não mutável.

E vem aquela pergunta que mesmo tendo ouvido de alguém em algum lugar, vale e muito: Qual o propósito que vai te fazer seguir adiante no momento em que todo mundo desistirá? O que tens feito para que considere o ano de 2018 um marco, ou uma passagem que espere que não volte mais? É natural que façamos uma breve retrospectiva de nossas vidas, com possibilidades de ajustes para que possamos recomeçar uma vida nova. Assim, e já há algum tempo, pelo menos a minoria das pessoas tem se programado para uma reeducação daquilo que considera importante para suas rotinas, por mais simples que seja. E confesso que já há algum tempo não tinha esse hábito de que, se planejar seria uma alternativa similar às nossas ações, já que se não fizermos, é possível que grande parte das coisas não funcione.

Sejamos reais e verdadeiros com nossas ações, desde já, pois se quisermos que as coisas funcionem e caminhe bem é necessário um planejamento. Nesse exato momento muitos estão a caminho de que sua trajetória diante de seus projetos e ações, precisam se renovar ou se reestruturar para que seu futuro seja um pouco melhor. É preciso evoluir. Chamamos tudo isso de uma previsão antecipada daquilo que verdadeiramente precisamos fazer. E, para que isso funcione bem, seguimos cinco segredos que poderá e muito beneficiar nossas atitudes, quando entendermos o que vale. Primeiro: Faça um checklist de tudo que irá fazer, depois vá eliminando aquelas que foram cumpridas. Segundo: Tenha Foco. Terceiro: Faça já, não espere. Quarto: Faça a técnica do queijo suíço, fazer por partes. Quinto: E tenha muita disciplina. Tenha essa ousadia e se permita. Crise vai e volta, é nesse momento que tenhamos a percepção de como poder partir para uma ação mais promissora.

Publicidade

Veja também