Dificilmente alguém ainda precisa de um telefone fixo...

EDITORIAL -

Data 19/11/2019
Horário 04:00

E de pensar, que há anos, falar com alguém pelo telefone era tarefa difícil. A pessoa não precisa ter idade avançada para lembrar ou saber de histórias em que namoros e conversas entre amigos eram feitas por orelhões através de fichas ou cartões. A ligação interurbana, de quem tinha telefone fixo, era cara e era necessário monitoramento para que as contas do fim do mês não ultrapassassem o orçamento. Se for além, vai ter quem conte como era a vida sem a existência de um equipamento destes. A compra de uma linha telefônica não era um investimento barato. Um telefone sem fio, então, foi o sonho de muita gente. Ter a comodidade de falar nele em qualquer lugar da casa.

Como noticiado na edição de domingo desta tribuna, Presidente Prudente contava, em setembro deste ano, com 57.717 linhas telefônicas fixas, número 23% menor que o registrado pela Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) no mesmo mês em 2013, 74.594 linhas. A assessoria de imprensa da agência informa que a redução se deve, principalmente, à concorrência das redes móveis, que além de proporcionarem as ligações, atende a maior demanda da atualidade, àquela por dados de internet.

A evolução tecnológica, neste sentido, foi muito rápida. Hoje, praticamente toda pessoa tem um aparelho móvel em mãos. A comunicação é rápida, fácil e barata. É possível ver quem está longe, matar a saudade sem nem gastar com ligação. Basta ter internet.

Um celular transformou a rotina das pessoas, do trabalho, das famílias. Uniu e desuniu também. Aproximou muita gente e é capaz de colocar várias pessoas para se ver ao mesmo tempo. Algo impensado há tempos atrás.

A comunicação, atualmente, é imediata. As pessoas conversam, se veem, trocam informações e experiências em tempo real. Tudo na palma da mão. Com isso, com todo o avanço tecnológico, os tradicionais telefones vão ficando de lado e perdem o lugar na estante da sala. Tudo o que podia ser resolvido através da ligação para telefone fixo é tratado por mensagens de e-mail, WhatsApp, SMS ou por uma simples ligação no aparelho celular e a pessoa atende onde estiver. A tecnologia está aí para ser utilizada. De maneira saudável, é claro. Dificilmente alguém se vê sem o celular. Dificilmente alguém ainda precisa de um telefone fixo.

Publicidade

Veja também