Duplas se enfrentam em Festival de Vôlei de Praia

SESC VERÃO De profissionais a amadores, participantes relatam envolvimento e relação com a prática do esporte

Esportes - THIAGO MORELLO

Data 18/02/2018
Horário 13:08
José Reis, Com o incentivo a prática esportiva, Festival continua hoje
José Reis, Com o incentivo a prática esportiva, Festival continua hoje

Se um dos objetivos do Sesc Verão é incentivar a prática esportiva e reunir nomes já conhecidos, mais uma vez a intenção foi cumprida. Na manhã de ontem, o esporte da vez foi o vôlei de praia, que reuniu duplas para se enfrentarem em um Festival da modalidade. Com espaço aberto para homens, mulheres, profissionais e, porque não, amadores, os participantes que entraram em campo relataram a relação que tem com a prática esportiva.

Relação que às vezes gera até profissão. José Roberto, por exemplo, que formou dupla com Thiago, começou no esporte com 14 anos de idade. Hoje com 22, ele conta que foi do profissionalismo para o hobby. Ex-atleta, atualmente ele usa o esporte para rever amigos e não perder o costume ou o gosto. “É legal porque todos aqui somos amigos. Então, é assim, a competitividade existe, mas ela é mais amigável. Nós não deixamos que ela acabe com a relação e gerando brigas. O lado esportivo fala mais alto”, pontua. Ele ainda lembra que tem diferença quando se joga com amigos.

Algo que pode até mesmo gerar o lado ruim e o lado bom da coisa. Jhonatan Ricardo, 21 anos, conseguiu listar os dois, pelo menos. “O ruim é que um precisa perder para o outro ganhar. Mas o lado bom é que a gente já se conhece, já sabemos como é o jogo um do outro e isso cria uma intimidade”, completa. Prudentino, Jhonatan foi contratado recentemente pela equipe de Bastos. Em dupla com Irando Alves, no Festival, para ele a oportunidade também serve como uma espécie de treino, pra avaliar as condições físicas e já se preparar, assim como faz semanalmente.

Questionado sobre a expectativa pela competição, Jhonathan argumenta que a intenção é continuar com o foco, fazer um bom jogo e ir adiante. Apesar de ser tratado como treino e uma atividade entre amigos, a vitória também é almejada. Na manhã de ontem, ele e sua dupla ainda tinham dois jogos para enfrentar durante do Festival. Pouco antes, à reportagem reparou, às margens do campo, enquanto ambos disputavam a primeira partida.

Ali nas margens também estava o Lucas Neves Botosso, 22 anos. Entre um saque e outro, a bola ia mudando de lado do campo e os olhos dele a acompanhar o movimento. No aguardo pela vez dele, ele destaca que o gosto pelo esporte vem desde criança. Para ser mais preciso, são dez anos de prática. Apesar de praticar bastante o vôlei tradicional, de quadra, Lucas gosta de ambas as variações, pois acredita que cada uma tem sua particularidade e desafios.

Entre jogar mais um ou o outro, ele afirma que os dois são bons, de maneira igual. “O vôlei de quadra é bom pelo trabalho em equipe, a gente acaba ajudando um o outro. Já na modalidade da areia, a reponsabilidade é maior, pois você conta apenas com você e seu parceiro, então o desempenho deve ser maior”, explica. Ao se tratar do Festival na areia, mesmo entre amigos, ele não se intimida ao dizer o que espera do torneio: “ganhar”.

 

SERVIÇO

A atividade começou ontem no Sesc Thermas, de Prudente, mas para quem perdeu pode participar hoje também. Os interessados devem fazer a inscrição, disponibilizada no local a partir das 9h. Gratuita, a entrada é apenas para maiores de 16 anos, para ambos os sexos.

 

Publicidade

Veja também