Eclusas na Hidrovia Tietê-Paraná serão reativadas neste semestre

Medida, que fomentará o desenvolvimento do turismo, beneficiará os municípios de Epitácio, Paulicéia, Panorama e Rosana

REGIÃO - MARCO VINICIUS ROPELLI

Data 07/04/2020
Horário 06:31
Cedida - Reunião em Barra Bonita, onde ocorreu a discussão pela reativação das eclusas de Três Irmãos e Jupiá
Cedida - Reunião em Barra Bonita, onde ocorreu a discussão pela reativação das eclusas de Três Irmãos e Jupiá

As eclusas (diques com várias comportas, construídos em rios onde há grandes desníveis, a fim de permitir a descida ou a subida de embarcações) das usinas hidrelétricas de Três Irmãos (Pereira Barreto [SP]) e Jupiá (Castilho [SP]), na Hidrovia Tietê-Paraná, serão reativadas ainda neste semestre, garantiu o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes). O primeiro anúncio foi realizado pelo mediador desta questão em nível estadual, o deputado Ed Thomas (PSB). Em sua conta no Instagram, ele publicou que a reativação deve se dar a partir de maio, segundo garantiu o diretor-geral do DNIT, general Santos Filho, durante videoconferência com o deputado federal Coronel Tadeu (PSL), no dia 23 de março, direto de Brasília (DF).

A decisão trará importantes impactos para a região de Presidente Prudente, sobretudo para as cidades que estão às margens do Rio Paraná. “Nós participamos de uma reunião em Barra Bonita [SP], em 13 de março, a respeito da Hidrovia Tietê-Paraná, lá falou-se também da questão das eclusas. Depois o Ed ‘correu atrás’ e confirmou este prazo para a reativação”, explica o secretário de Turismo e Cultura de Presidente Epitácio, Frank Celestino de Oliveira, conhecido como Frank Bala.

Conforme ele, a reativação das eclusas será “muito boa” para Epitácio e os demais municípios, como Paulicéia, Panorama e Rosana, já que dará a oportunidade para o desenvolvimento do turismo local, com o trânsito de embarcações de grande porte pelas águas do represamento. “Aguardamos desde novembro a vinda de um barco de Barra Bonita, para passeio, com capacidade para 300 pessoas. O empresário só não mandou ainda, porque não tinha como transportá-lo, visto que as eclusas há dois anos estavam sem manutenção”, ressalta.

MANUTENÇÃO

CORRETIVA

Segundo o DNIT, a eclusa de Jupiá necessita de manutenção corretiva no painel elétrico da porta jusante. Já a eclusa de Três Irmãos necessita de manutenção corretiva na tubulação e bombas de drenagem. “A previsão orçamentária para 2020, considerando a LOA [Lei Orçamentária Anual] aprovada e, ainda, que não haverá cortes e contingenciamentos no orçamento, é de aproximadamente R$ 8 milhões para fins de investimento em manutenção e operação com as duas eclusas”, expõe o departamento.

A Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Paulicéia também publicou um texto, no qual, comemora o anúncio. “O turismo é considerado uma das atividades que mais cresce na cidade de Paulicéia. Pensando no desenvolvimento do setor, o diretor de Turismo e Cultura, Cesar Claudino, e o prefeito Ermes da Silva [PPS] receberam com grande satisfação a confirmação através do deputado estadual Ed Thomas, da reabertura das eclusas das hidrelétricas de Três Irmãos e Jupiá, na Hidrovia Tietê – Paraná”, destaca.

“A reabertura das eclusas é fruto da reunião realizada em Barra Bonita no último dia 13, a bordo da embarcação turística Aquarius, com a participação da Fenavega [Federação Nacional das Empresas de Navegação], sindicatos associados, além de entidades, autoridades e representantes de cidades, para que assim que passar a pandemia do Covid-19, a navegação possa fomentar o turismo nas cidades da nossa região”, completa a assessoria.

TRANSPORTE DE GRÃOS

Frank Bala enfatiza, também, que a Hidrovia Tietê-Paraná sempre funcionou para o transporte de grãos. O Rio Tietê continua a tê-lo, e agora, com a reabertura das eclusas, essas atividades de transporte de mercadorias, como os grãos e calcário, devem voltar a ocorrer. “Uma chata [modelo de embarcação] na água pode transportar o que levam 10 caminhões com custos bem mais baixos. Será bom para o turismo e escoamento de produções”, garante.

Publicidade

Veja também