Educação e inovação

Startup Weekend chega a Prudente pela quarta vez neste final de semana, com 54 horas de atividades

PRUDENTE - DA REDAÇÃO

Data 18/10/2019
Horário 08:19

O Startup Weekend, evento de fomento ao empreendedorismo e à inovação do mundo, chega a Presidente Prudente pela quarta vez, sendo a primeira voltada para a educação. A imersão empreendedora será de hoje a domingo, na Inova Prudente, contando com 54 horas de interação, mentoria e desenvolvimento de novos modelos de negócios.

Uma edição denominada Startup Weekend Educação carrega consigo o foco na participação de educadores. Para tanto, propõe que ao menos 30% dos inscritos, mentores e organizadores sejam da área da educação.   

A cidade de Prudente foi também palco de outras edições além da tradicional do Startup Weekend. Foram elas: Women, voltada para o fomento do empreendedorismo feminino, e Agrotech, sendo a primeira no Estado de São Paulo voltada para o agronegócio.

ATIVIDADES

Durante o fim de semana, os participantes são desafiados a criar e lançar uma startup. Hoje, as ideias são apresentadas. Tudo bem se o participante não tiver algo naquele momento, ele depois se encaixará em uma das equipes formadas por aquelas que receberão mais apoio entre todos os inscritos. As ideias precisam ser originais e inovadoras, não necessariamente de base tecnológica.

A partir da manhã deste sábado, para enfrentar todos os desafios, os participantes passam a contar com o apoio de profissionais especializados e empreendedores de sucesso. Os participantes validam os desafios apresentados pela ideia que se tornou o grupo, sugerem modelos de negócios, validam esses modelos que solucionam os desafios, criam um protótipo e, ao final do domingo, apresentam para uma banca de jurados renomados.

REGIÃO ESTRATÉGICA

Para uma das organizadoras do evento, a secretária-executiva Fernanda Batista, a região de Presidente Prudente é estratégica para receber uma edição voltada para a educação. “Contamos com grandes instituições de ensino que nos apoiam. O tema é de extrema relevância na sociedade e desenvolver esse nicho é uma necessidade”, aponta.

Fernanda espera ainda que o evento promova ótimas ideias para fomentar a inovação para a área da educação e gerar mais um unicórnio brasileiro, dessa vez uma EdTech (quando educação e tecnologia se conectam), nascida no “velho oeste paulista”.

Publicidade

Veja também