Em 2020, sua meta é estudar?

OPINIÃO - Eli Candido Junior

Data 17/01/2020
Horário 04:30

O início de um novo ano é a época na qual renovamos nossas energias e buscamos cumprir as metas que tinham ficado para trás. Se cursar um curso superior é um dos seus sonhos, essa é uma boa época para fazer ele acontecer!

Se você não tem um período fixo disponível para realizar um curso presencial ou mesmo entende que essa rotina não se encaixa no seu perfil, estudar a distância pode ser uma excelente alternativa.

Com a rotina cada vez mais corrida dos brasileiros, a EAD (Educação a Distância) é a modalidade educacional que mais cresce no nosso país. Em 2019, o censo de educação superior informou que o número de matrículas nessa modalidade cresceu e atingiu mais de 2 milhões, o que representa 24,3% do total de matrículas na graduação.

Com esse expressivo crescimento, também se multiplicaram as instituições que ofertam cursos a distância. Então, fique atento a essa dica: busque uma instituição de ensino com tradição e credibilidade, para que você seja um profissional valorizado pelo mercado de trabalho.

Em 2019, o censo de educação superior informou que o número de matrículas nessa modalidade cresceu e atingiu mais de 2 milhões

Além de analisar se a instituição é reconhecida na região como um local que tem um ensino de qualidade, você também pode pesquisar o Conceito Institucional EAD (CI-EaD), atribuído por especialistas do MEC (Ministério da Educação), em uma escala de 1 a 5 (máximo). Para isso, consulte o cadastro e-MEC (Cadastro Nacional de Cursos e Instituições de Educação Superior).

Fique atento também se a instituição tem infraestrutura física que você poderá usufruir como um aluno do ensino presencial, quem irá acompanhar e te auxiliar nos seus estudos, se há serviços para te ajudar a conseguir uma boa vaga de estágio/emprego e para você ter experiência profissional dentro da instituição, se há biblioteca no local e digital, enfim, tudo que pode te ajudar a ser um profissional ainda melhor.

Com a instituição de ensino e o curso de graduação escolhidos, e após verificar a forma de ingresso, você pode se planejar para sua nova rotina: com flexibilidade para estudar onde e nos melhores horários para você, mas com a certeza que em alguns semestres, você terá um diploma reconhecido pelo MEC e desejado pelo mercado de trabalho em mãos.

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também