Em Prudente, 59% dos alunos do 1º ano são alfabéticos

Número de crianças que já se apropriaram do sistema de escrita é comemorado pela Seduc, já que esta é fase que se constitui como base para os demais anos

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 14/11/2019
Horário 04:00
Secom - Alunos alfabéticos já se apropriaram do sistema de escrita
Secom - Alunos alfabéticos já se apropriaram do sistema de escrita

Os alunos alfabéticos no 1º ano da rede municipal de ensino de Presidente Prudente, aqueles que já se apropriaram do sistema de escrita, somam 59% dos estudantes, número que é comemorado pela Seduc (Secretaria Municipal de Educação), já que esta é fase que se constitui como base para os demais anos, que, inclusive, também apresentam bons resultados, já que possuem as seguintes taxas de alunos alfabéticos: 87,4% no 2º ano e 93% no 3º ano.

“A sondagem de escrita é realizada com os 10.728 alunos que estudam do 1º ao 5º ano na rede municipal de Presidente Prudente, cinco vezes ao ano, com a intenção de diagnosticar a apropriação do sistema de escrita e orientar as práticas docentes para promoção das aprendizagens”, informa a pasta da Educação. Hoje é comemorado o Dia Nacional da Alfabetização.

De acordo com os dados fornecidos pela Prefeitura (veja a tabela), se analisados os mesmos períodos em 2018, é possível dizer que há um avanço de sete pontos percentuais para os resultados dos alunos do 1º ano em relação aos obtidos em junho de 2018. Já no 2º ano, houve um decréscimo de 2,5%, e no 3º ano um aumento de quase 0,6%. “O avanço maior na aprendizagem dos alunos do primeiro ano é significativo, porque este ano constitui a base para os demais”. Com as informações em mãos, a pasta esclarece que os resultados são utilizados pelos professores, orientadores pedagógicos e técnicos da Secretaria de Educação, para planejar as formações a serem realizadas com OPs (orientadores pedagógicos) e professores.

“Assim como para organizar o processo de ensino, atividades realizadas e abordagens didáticas com os alunos em sala de aula, visando à progressão das hipóteses de escrita mais elementares, que são as pré-silábicas e silábicas sem valor, para as mais elaboradas, que envolvem silábico-alfabética e alfabética”. Para os alunos que já apresentam hipótese alfabética, há um investimento dos professores para que ampliem e aprofundem seus conhecimentos sobre leitura e produção de textos.

RESULTADO OBTIDO

É FRUTO DE ESFORÇO

Conforme a Secretaria Municipal de Educação, os avanços conquistados são resultados de diversos fatores, como o desempenho de toda a equipe da pasta, que adequa o ensino às necessidades individuais de cada estudante. Além disso, expõe a relação crescente entre o ensino da língua e seus usos reais para além da escola, e as ações desenvolvidas para a formação de gestores e professores.

Entre outros apontamentos e que contribuíram, estão ainda: a realização de turmas de reforço e acompanhamento pedagógico, nas quais os alunos com dificuldades são organizados em pequenas turmas e atendidos por um professor que prepara atividades adequadas às principais dificuldades do grupo e as ações do Pape (Programa de Apoio Pedagógico Especializado), que iniciaram em 2018 com a intenção de avaliar, e acompanhar os alunos que apresentam dificuldades acentuadas de aprendizagem potencialmente relacionadas às questões de saúde e que não são público do AEE (Atendimento Educacional Especializado).

Programas voltados à alfabetização

- Pnaic (Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa), encerrado em 2018, do 1º ao 3º ano;

- PMALFA (Programa Mais Alfabetização) – iniciado em 2018, que envolve a atuação de um profissional auxiliar nas salas de 1º e 2º ano;

- Programa Ler e Escrever – que envolve formação de técnicos, orientadores pedagógicos e professores e material didático do 1º ao 5º ano;

- Programa de Educação Integral Cidadescola, que desenvolve tanto ações de formação mais ampla como oficinas de música, dança, quanto oficinas de escrita e leitura;

- Aplicação de avaliação padronizada desde 2017, que facilita traçar os principais avanços e dificuldades da rede, por escolas e em cada ano ou turma e, assim, orientar ações e intervenções pontuais de acordo com o perfil dos estudantes.

Fonte: Prefeitura

Alfabetização na rede municipal de ensino
Alunos alfabéticos 1º ano 2º ano 3º ano
Fevereiro 7,84% de 1.850 alunos participantes 60,19% de 1.771 alunos participantes 78,6% de 2.047 alunos participantes
Abril 16,99% de 1.836 alunos participantes 67,20% de 1.796 alunos participantes  83,14% de 2.052 alunos participantes
Junho 39,2% de 1.808 alunos participantes 76,04% de 1.736 alunos participantes 85,86% de 1.932 alunos participantes
Atualmente 59% 87,40% 93%
Fonte: Seduc      
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