Em uma semana, Fentepp registra 130 inscritos para sua 24ª edição

Segundo Denilson Biguete, objetivo do festival este ano é trabalhar a múltipla linguagem e atrair novos públicos; inscrições seguem até dia 25

VARIEDADES - SANDRA PRATA

Data 03/07/2018
Horário 05:20
Arquivo - Alegria das artes cênicas visa atingir todas as idades com programação ampla e espaços diversos  
Arquivo - Alegria das artes cênicas visa atingir todas as idades com programação ampla e espaços diversos  

Hibridismo e múltiplas linguagens. Essas são as palavras que definirão o 24° Fentepp (Festival Nacional de Teatro de Presidente Prudente), segundo Denilson Biguete, assessor da Secult (Secretaria Municipal de Cultura) que é quem coordena o evento. Em uma semana 130 já garantiram participação com sua arte.  “O objetivo este ano é alcançar recorde em relação aos anteriores e chegar à marca de 700 inscrições – na edição de 2017 foram quase 500. Até 25 de julho quem sabe chegamos lá!”, almeja o coordenador do Fentepp 2018, que ocorrerá de 9 a 17 de novembro, uma parceria entre a Secult e Sesc Thermas.

Mas afinal, qual a importância social desse evento que passa de duas décadas? Por que as pessoas devem participar e como os artistas podem se inscrever? Denilson, que também é produtor cultural, esclarece sobre estas questões ressaltando que: “Toda ação cultural é também uma ação social o que a faz transformadora e atinge positivamente a vida das pessoas. O Fentepp já é consagrado na cidade e o conteúdo se faz necessário, por este motivo, a composição de atrações visa a excelência e ‘traçar um panorama de representatividade de produções teatrais em âmbito nacional é essencial”, frisa o produtor cultural. 

De acordo com Denilson, a cada espetáculo o público leva algo para a vida em forma de aprendizado, de transformação de pontos de vista ou mudanças de perspectivas que possibilitem a reflexão própria enquanto ser social.

“Esse é o papel da arte, ampliar olhares, tocar as pessoas de alguma forma positiva”, acentua Denilson acrescentando que o evento de artes cênicas visa atingir todas as idades com uma programação ampla e que se alternam entre espaços convencionais, alternativos e também de rua.

Para isso, a 24ª edição utilizará de algo que o teatro já faz uso há tempos, a múltipla linguagem. “Isso significa trazer um teatro com danças, músicas e artes visuais, abarcar tudo, aceitar tudo, queremos explodir isso, ter uma programação para quem gosta de música, mas ao ver uma peça de teatro se sentirá agradado e ao sair do local poderá ser surpreendido com uma mostra de artes plásticas, por exemplo”, explica.

 

“Toda ação cultural é também uma ação social o que a faz transformadora e afeta positivamente a vida das pessoas”

Denilson Biguete

coordenador do Fentepp

 

Divulgação/Manu Costa - O teatro, no palco ou na rua, amplia olhares e toca as pessoas de alguma forma positiva.

 

Ação transformadora

Com o objetivo de valorizar a diversidade cultural, o Fentepp busca estimular a produção e a divulgação de espetáculos teatrais na cidade e região, além de fomentar a aproximação entre público e artistas em diversas manifestações cênicas com explorações visuais, estéticas e linguagens inovadoras.

Quer espaço para mostrar seu trabalho? É artista solo ou participa de uma companhia de teatro? O Festival abre as portas para você lhe dando essa oportunidade.

Além destes, também podem se inscrever empresas do ramo de produção cultural, coletivos, associações culturais, cooperativas artísticas e culturais e outros desde que possuam atuação artística – devidamente constituída juridicamente. 

Vale destacar que no caso de pessoas físicas, deve ter acima de 18 anos e ser devidamente representada por uma pessoa jurídica.

 

DOCUMENTOS PARA INSCRIÇÃO

 

- Ficha virtual preenchida;

- Link para vídeo do espetáculo na íntegra (em site do grupo e/ou sites especializados);

- Sinopse do espetáculo (com no máximo 700 caracteres – contando espaços – em arquivo formato *.doc);

- Duração e classificação indicativa;

- Currículo do grupo e do diretor (em arquivos formato *.doc);

- Cinco fotos em alta resolução, em arquivos formato *jpg, com resolução maior que 300dpi, com créditos e autorização do fotógrafo para divulgação.

 

Serviço

As inscrições de artistas podem ser realizadas até o dia 25 de julho por meio da ficha disponível em: http://www.fentepp.com.br/inscricao. Após isso, para efetivar a candidatura a ficha e os documentos necessários devem ser enviados ao e-mail: produção@fentepp.com.br contendo no campo “assunto” os seguintes dizeres: Inscrição 24º Fentepp – “Nome do Espetáculo”. Já no corpo da mensagem colocar: nome do espetáculo, companhia/grupo, categoria – infanto-juvenil ou adulto – e o espaço que necessita – convencional, alternativo ou rua.

 

Publicidade

Veja também