Encontro busca fomentar turismo regional

Em Santo Expedito, prefeitos e empresários da região apresentaram propostas ao representante da Secretaria Estadual de Turismo, Rodrigo Ramos

REGIÃO - WEVERSON NASCIMENTO

Data 13/11/2019
Horário 08:11
Jean Ramalho - Em evento da Unipontal, prefeitos e empresários apresentaram propostas ao fomento do turismo
Jean Ramalho - Em evento da Unipontal, prefeitos e empresários apresentaram propostas ao fomento do turismo

Na tarde de ontem, o coordenador estadual de Turismo, Rodrigo Ramos, se reuniu com prefeitos e empresários regionais em Santo Expedito. Entre as tratativas da visita promovida pela Unipontal (União dos Municípios do Pontal do Paranapanema), autoridades regionais puderam apresentar propostas e demandas à pasta. Na ocasião, também estava presente o gerente de negócios do setor público do Desenvolve São Paulo, Rafael Bergamaschi, que fomentou as parcerias público-privadas.

De acordo com Rodrigo, entre as novidades da Secretaria de Turismo do Estado estão as ações para fomentar o turismo não só na capital, mas também em todo o interior, que hoje representa 50% do fluxo turístico do Estado. “Nós sabemos que o Estado de São Paulo já conta com as principais rodovias, porém, ainda temos uma dificuldade em conectividade aérea, e o turista busca cada vez mais agilidade em se deslocar para os lugares”.

Hoje, para que essas ações sejam promovidas, Rodrigo Ramos destaca que o governo vem trabalhando junto às companhias aéreas e as pastas de Logística e Transportes, para melhorar a infraestrutura aeroviária dos municípios. Então, a ideia, segundo ele, é que daqui a alguns meses, as companhias aéreas regulares possam trazer mais voos para a região, e fomentar, consequentemente, o turismo não só rodoviário, mas também nos aeroportos.

No que diz respeito ao turismo regional, o representante explica que a pasta tem boas referências, principalmente, pela questão balneária das praias de rio. Logo, se trata de uma das novas políticas de balneabilidade, não falar apenas de litoral, mas também fomentar o turismo das cidades do interior do Estado.

FOMENTO E AÇÕES PÚBLICO-PRIVADAS

Ações público-privadas também foram um dos centros da reunião, segundo o representante do Estado, pois sem a presença do setor privado, seja através de consórcios ou de associação, o turismo não se desenvolve. “Não adianta o poder público atuar, se as empresas privadas e as associações não se integrarem a isso. Então, a gente entende que essa parceria público-privada é que vai fazer com que o turismo aumente na região”.

Quanto à parceria do Estado, municípios e empreendedores, o gerente de negócios do setor público do Desenvolve São Paulo, Rafael Bergamaschi, destaca que o Estado pode apoiar o turismo e, consequentemente, empresários com linhas de crédito sustentáveis e a longos prazos, e taxas competitivas, além de apoio às prefeituras. “É importante que os empresários saibam que podem financiar desde a construção a reforma de hotéis, restaurantes, parques, até mesmo a compra de equipamentos e máquinas, e para as prefeituras, podemos apoiá-las em infraestrutura asfáltica, distritos industriais, arenas para eventos, entre outros projetos”.

De acordo com o presidente da Unipontal e também prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran Gonzalez (PSD), o turismo é uma excelente fonte de geração de emprego, renda e desenvolvimento. “Na região temos muitos empresários que querem investir e temos muito potencial para recebê-los”.:

Publicidade

Veja também