Enem como processo seletivo

OPINIÃO - Laís Ernesto

Data 10/01/2020
Horário 04:21

Janeiro é um mês bastante movimentado no setor do ensino superior, isso porque, é o momento em que muitas pessoas decidem pelo curso de graduação. O objetivo é ingressar no início do ano letivo, já em fevereiro.

Neste momento, o vestibular é a forma de ingresso mais tradicional entre as faculdades. E muitas preparam dias específicos para receberem os candidatos.

O candidato pode se inscrever online ou nas secretarias. Faz uma prova, geralmente composta por questões de conhecimentos gerais e uma redação e, de acordo com sua nota e classificação, fica apto a se matricular em um curso na instituição. Processo já bastante difundido.

Mas o processo seletivo pode ocorrer também de outras formas. Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) também!

A nota do Enem também é uma das formas de ingresso nas faculdades particulares, você sabia? Recentemente, muitas IES (Instituição de Ensino Superior) adotaram a nota como forma de processo seletivo.

Funciona da seguinte maneira: você se inscreve, geralmente online, informa sua nota no Enem e, se for satisfatória, e de acordo com as ofertas dos cursos, será classificado e poderá se matricular.

Os estudantes que fizeram a prova do Enem em 2019 poderão conhecer as notas oficiais na próxima semana, no dia 17 de janeiro

Ah, é bom destacar que, o uso da nota do Enem para ingresso nas faculdades particulares não tem ligação com bolsas de estudo. São dois processos diferentes. Um, trata-se da forma de entrada nas faculdades e o outro, da oferta de bolsas.

“Tá aí” uma boa oportunidade para você que ainda não se decidiu por um curso de graduação ou ainda não se preparou para uma prova de vestibular.

Os estudantes que fizeram a prova do Enem em 2019 poderão conhecer as notas oficiais na próxima semana, no dia 17 de janeiro. Os participantes poderão consultar as notas por meio do endereço na web enem.inep.gov.br/ ou pelo aplicativo do exame.

Muitos acabam por optar pela prova do vestibular pela tradicional emoção de acompanhar a classificação. Mas, a notícia da aprovação pela nota do Enem também é de se comemorar, e muito!

 

 

Publicidade

Veja também