Entidades recebem brinquedos arrecadados em campanha

Distribuição dos 8 mil presentes angariados ocorreu na manhã de ontem, na LBV; representantes comentam importância da iniciativa aos pequenos

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 13/12/2018
Horário 07:20
José Reis - Representantes de entidades acompanharam entrega de brinquedos arrecadados durante a campanha
José Reis - Representantes de entidades acompanharam entrega de brinquedos arrecadados durante a campanha

Crianças com olhares curiosos e brilhantes cercavam o terraço da LBV (Legião da Boa Vontade), em Presidente Prudente, na manhã de ontem. O motivo era simples, enquanto faziam suas atividades rotineiras na entidade, observavam a separação e a entrega dos 8 mil brinquedos arrecadados pela campanha Natal+Feliz para as 32 instituições filantrópicas da cidade atendidas pela Feapp (Federação das Entidades Assistenciais de Presidente Prudente). De acordo com a assistente social da LBV, Camila Alves de Oliveira, a iniciativa já se tornou tradição para os 222 assistidos – de 6 a 15 anos -, por isso, a ansiedade já é o sentimento que paira na entidade nesta época do ano.

De acordo com Camila, só na última semana recebeu inúmeras perguntas dos pequenos sobre a ação. “Eles já estão muito felizes e agora que estão vendo os brinquedos aqui, a expectativa aumenta ainda mais”, comenta. Isso, assim como as demais atividades da instituição, conforme ela, foge um pouco da realidade da maioria deles. “Temos aulas de balé, informática, violão, violino, isso somado à entrega de brinquedos, proporciona coisas que talvez não tivessem fora daqui”, relata. Ela afirma isso baseada no fato de que a maioria dos atendidos provém de um histórico de vulnerabilidade. “Nossa prioridade são crianças que já passaram por episódios de trabalho infantil, abusos, então, participar dessa ação é nossa chance de proporcionar, literalmente, um Natal mais feliz a elas”, diz.

Momento mais propício que esse “não existe”, segundo Floriano Ielo, presidente da Feapp . Para ele, o ano de 2018 foi muito difícil para as 32 entidades federadas. Atribui isso à “crise financeira na qual o país está inserido”. Nesse cenário, conforme explica, as pessoas estão cada dia mais “apertando os cintos” e com mais dificuldade de presentear filhos e entes queridos nas datas comemorativas. “Isso torna a inciativa ainda mais importante, porque traz esperança e isso é tudo que as nossas crianças precisam, porque elas não entendem o que é crise, precisamos manter a luz do Natal viva dentro delas, esse sentimento é tudo que temos”, relata.

Se depender da Sociedade São Vicente de Paulo a “luz da esperança” não irá se apagar para as 450 famílias em situação de vulnerabilidade que atendem em Prudente. Na ocasião, a representante da entidade, Suzane Cristina de Souza, comenta que em visitas aos domicílios dos atendidos pode observar o quanto a ação se faz necessária. “Muitos brincam com brinquedos quebrados e a família não tem condição nenhuma de proporcionar algo novo, é mais que oferecer coisas novas, é oferecer felicidade”, frisa.

Na Associação Bethel – Projeto Mão Amiga, as 80 crianças atendidas já estão aguardando os brinquedos do Natal+Feliz. De acordo com a representante Ellen Aparecida da Silva, já é tradição e é “satisfatório ver os olhinhos de alegria dos pequenos quando recebem os brinquedos”.

Começo de tudo

A campanha Natal+Feliz é uma realização do jornal O Imparcial com empresas e parceiros e, neste ano, desenvolve sua 15ª edição. A arrecadação de brinquedos foi efetuada em pontos de coleta espalhados pela cidade de 4 de novembro até 10 de dezembro. Terça-feira, no Prudenshopping, ocorreu a entrega simbólica dos presentes para 25 crianças representando as instituições beneficiadas. A ação tem como objetivo arrecadar brinquedos, novos ou usados em bom estado, a fim de promover um Natal mais feliz para crianças em situação de vulnerabilidade participantes de entidades federadas à Feapp.

NÚMEROS

8 mil

brinquedos foram arrecadados nesta edição

1 mês

foi o período de arrecadação

32

entidades atendidas pela Feapp foram beneficiadas

Publicidade

Veja também