Escalada do Everest

OPINIÃO - Walter Roque Gonçalves

Data 21/03/2020
Horário 04:11

O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, usa de metáfora para elucidar o eminente crescimento dos números de casos do Covid-19, “é como uma escalada ao Monte Everest”, diz o ministro. Ao colocar os números em um gráfico, a imagem lembra um monte íngreme, como o Everest. Se as providências forem tomadas, a quantidade de pessoas infectadas de só uma vez diminuirá e o gráfico lembrará as alongadas montanhas de Minas Gerais. Diante desta situação, os empresários que dependem da circulação de pessoas para vender e pagar as contas ficam sem saber o que fazer, principalmente aqueles que estão com o caixa da empresa fragilizado.

O fato é que o quanto antes as medidas necessárias forem tomadas, mais cedo conseguiremos voltar à rotina de trabalho. Por isso, será inevitável fechar o comércio, ao menos por um tempo. A ação colaborará para eliminar o Covid-19 da comunidade e permitirá que retornemos as nossas atividades o mais breve possível. Claro que é uma decisão difícil de ser tomada! É preciso consciência, senso de comunidade e coragem. No entanto, em muitos casos será o melhor a se fazer.

Os empresários que dependem da circulação de pessoas para vender e pagar as contas ficam sem saber o que fazer

Para os empresários que optarem por este caminho, seguem algumas informações: o terço de férias ou mesmo as férias coletivas foram flexibilizadas, o especialista Jairo Qualva Coelho orienta: “Fazer um ofício junto ao Ministério do Trabalho comunicando o período de férias, relacionando os funcionários e fazer uma observação que as referidas férias é de caráter emergencial [Covid-19 ]”. A rigor o comunicado de férias deve ser feito com antecedência de 30 dias, mas em caráter emergencial pode ser adotado de imediato.

Está prevista também a redução de carga horária de trabalho. O governo autorizou o atraso por três meses do recolhimento dos impostos do Simples Nacional e do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço), além de linhas de financiamento subsidiadas para fim de capital de giro e outros incentivos. As empresas que sobreviverem a esta fase colherão resultados na recuperação da economia assim que o surto passar. E que a escala do Everest se transforme numa caminhada pelas montanhas de MG.

 

Publicidade

Veja também