Escola tem jornal  como um “importante veículo de comunicação”

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 30/10/2018
Horário 06:00

Para a Escola Municipal Maria Isabel Barbosa Negrão, o jornal é um importante veículo de comunicação, que pode ser utilizado em sala de aula para desenvolver na criança o seu lado crítico, consciente e reflexivo. O jornal permite não somente a leitura da palavra, mas também a leitura do mundo, através da grande variedade de informações nele contidas. A utilização didática do jornal proporciona à criança, um tipo de comunicação pública, rápida, verdadeira e atual. O jornal noticia fatos, apresenta crônicas, comentários, informa e anuncia, sendo uma atividade muito rica, da qual o professor poderá lançar mão em suas aulas.

 

 

Recursos

A unidade escolar utiliza os recursos do jornal impresso para promover a aprendizagem da leitura e escrita, produção, criação e recriação, da reflexão e opinião crítica sobre os principais acontecimentos que envolvam a nossa cidade, região através de informações atualizadas. Com o recurso do jornal foi possível proporcionar aos alunos conhecimentos sobre a realidade que o cerca. Neste sentido o interesse em desenvolver as atividades propostas pelos professores  e aprender,  tornou-se mais prazeroso.

 

 

Atividades desenvolvidas

As atividades desenvolvidas em sala de aulas foram: manuseio diário do jornal; pesquisas de texto jornalístico; leitura compartilhada ou colaborativa; leitura de diversos tipos e gêneros textuais (notícias, reportagens, artigos, etc.); leitura de imagens jornalísticas, publicitárias, coluna social, cartuns, charges, etc; produção do resumo de notícias; produção de carta ao leitor; interpretação de notícias; debates com opiniões críticas; atividades envolvendo a reflexão do dia-a-dia. criação e recriação de propagandas, cruzadinhas, classificados, notícias, etc...pesquisas matemáticas (tabelas, gráficos, cotação de moedas, etc.).

 

 

Os alunos do 4º ano B da professora Maria de Lourdes utilizam o jornal diariamente como forma de informação, leitura e entretenimento. A professora utilizou o jornal para complementar o trabalho realizado sobre o meio ambiente e repertoriar os alunos por meio de leitura, debates e analise critica acerca do tema, e como produto final eles produziram cruzadinhas, caça palavras e desenhos sobre o tema.

 

 

Carta de leitor

Os alunos do 5º ano B da professora Cristiane ficaram muito felizes ao ver a coluna destinada semanalmente ao público infantil e tiveram a ideia de escrever para o jornal complementando o trabalho com o gênero “Carta de leitor” que é desenvolvido em sala de aula. O jornal reflete os valores, a ética, a cidadania, através dos mais variados temas sendo assim importante para o aluno se colocar e se inserir na vida social, por meio dessa ferramenta de comunicação.  Como resultado das ações desenvolvidas com a utilização deste riquíssimo recurso, podemos perceber maior interesse dos alunos relacionado ás questões que envolvem o meio que o cercam, melhora na prática de escrita e leitura, interpretação dos assuntos tratados de modo crítico.

 

 

 

Pedro Henrique Ferreira da Silva

Professora: Cristiane Aparecida de Oliveira

 

 

Ana Gabriela Queiroz Azevedo, 5º B

Professora: Cristiane Aparecida de Oliveira

 

 

 

 

 

 

 

Publicidade

Veja também