Escolas particulares antecipam férias de julho

Medida visa à prevenção ao Covid-19 e garantia de que o ano letivo não seja prejudicado; redes estadual e municipal também readequaram o calendário

PRUDENTE - GABRIEL BUOSI

Data 01/04/2020
Horário 05:31
Arquivo - Rede municipal de ensino também precisou readequar o calendário escolar
Arquivo - Rede municipal de ensino também precisou readequar o calendário escolar

Ao longo desta semana, diversas foram as escolas particulares da região de Presidente Prudente que aderiram à recomendação do Sieeesp (Sindicato dos Estabelecimentos de Ensino do Estado de São Paulo) de antecipar as férias de julho a partir de hoje. A medida vem ao encontro das ações promovidas em todo o Brasil e que objetivam a prevenção ao Covid-19, mas, além disso, para garantir que não haja prejuízos ao ano letivo. As redes estadual e municipal também readequaram o calendário.

Na recomendação, assinada pelo presidente do sindicato, Benjamin Ribeiro da Silva, o órgão reitera a importância de que todas as escolas concedam as férias antecipadas, sem hesitação, já que a lei e as Medidas Provisórias 927 e 928 amparam o setor. “Todo esse arcabouço legal, jurídico, técnico, educacional e de saúde foi feito para que as escolas tivessem tempo suficiente para poder se planejar e se preparar para um melhor enfrentamento ao novo coronavírus”, aponta o presidente.

No comunicado, além de dizer que “esta crise” não tem data para acabar, Benjamin faz uma recomendação de que providências neste sentido sejam tomadas, visto que, para ele, “não existem soluções mágicas” para uma situação que é vista como completamente inusitada. “Não vá atrás de invencionices e fake news. Faça o que tem de ser feito. Esta é a melhor decisão para se tomar agora”, orienta.

Em Presidente Prudente, aproximadamente 13 mil alunos da rede particular devem entrar em recesso a partir de hoje.

CALENDÁRIO

REORGANIZADO

Ontem, a Prefeitura de Presidente Prudente publicou uma resolução reorganizando o calendário escolar e o funcionamento da rede pública municipal de ensino durante o período de afastamento social. Com isso, a fim de minimizar os prejuízos ocasionados pela pandemia, o período de 23 de março até esta sexta-feira será considerado como recesso escolar, ou seja, as férias de duas semanas, normalmente em julho, foram antecipadas.

“Já da próxima segunda-feira ao dia 17 de abril, haverá suspensão das aulas e demais atendimentos escolares. Neste período, serão encaminhadas orientações de estudos e atividades aos estudantes”. A rede municipal conta com cera cerca 19,2 mil alunos.

REDE ESTADUAL

ANTECIPA FÉRIAS

Anteriormente, neste diário, foi noticiado que o governador do Estado, João Doria (PSDB), anunciou a antecipação das férias e recesso escolar de 150 mil professores da rede estadual. Além das duas semanas de férias que estavam previstas para o mês de julho, tiveram início as duas semanas de recesso que ocorreriam em abril e outubro definidas no novo calendário. A medida ocorre também em prevenção ao contágio e à transmissão do novo coronavírus. Com a mudança, o recesso escolar de uma semana que ocorreria entre 20 a 24 de abril mudou para 23 a 27 de março; o de 13 a 16 de outubro mudou para 30 de março a 3 de abril e o de 9 a 26 de julho teve alteração para 6 a 20 de abril.

Publicidade

Veja também