Escolas utilizam impresso para auxiliar atividades em sala de aula

O Imparcial na Escola

COLUNA - O Imparcial na Escola

Data 12/06/2018
Horário 07:00

No segundo semestre do ano de 2017, a Emeif Carlos Castilho Cabral continuou com o trabalho do jornal O Imparcial como auxiliar nas atividades de sala de aula, complementando os conteúdos trabalhados. A professora Maria Aparecida Bariani, do 5° ano B, teve um destaque maior, pois tem um projeto de levar o jornal todo dia para a sala de aula, discutindo com os alunos as notícias em destaque.

 

Em casa

E cada dia um aluno leva o jornal para sua casa, discute com seus familiares e voltam com um relatório sobre os temas em destaque. O impresso também é usado como forma de trazer a comunidade para a escola. Muitos pais procuram a unidade para lerem os classificados à procura de emprego.

 

Cidadescola

O programa Cidadescola aproveitou as atividades realizadas para confeccionar um jornal escolar, que foi distribuído na Mostra Pedagógica. O Projeto Jornal Imparcial na Escola continua sendo um projeto não só pedagógico, mas social.

 

Odette Duarte da Costa

As turmas 4º ano A e 3º ano C, da escola Professora Odette Duarte da Costa, durante o período de realização do projeto foram feitas as atividades. A turma do 4º ano manuseava o jornal diariamente, faziam leituras e usavam para interpretação e produção de texto. Os textos informativos do jornal foram utilizados para trabalhar este tipo de gênero porque era de fácil entendimento por parte dos alunos. Enfim, as crianças se despertaram em conhecer um pouco mais sobre o jornal.

 

Interdisciplinaridade

O projeto continuou buscando interdisciplinaridade dos conteúdos: Língua Portuguesa trabalhou os conteúdos de estudo de frases, estudo e interpretação de imagens, estudo texto verbal e não verbal (linguagem), estudo de anúncio, estudo dos sinais de pontuação. Já Matemática focou no estudo da previsão do tempo e temperatura. 

 

Conhecimento

Por fim, o trabalho com jornal em sala de aula reforçou o conhecimento já adquirido sobre: as partes do jornal, qual seu público, sua finalidade, o que é abordado, tipos de textos, o que é manchete, o que é índice, o que é editorial, o que é artigo de opinião, qual a função da propaganda, pra que serve o anúncio e a história do jornal.

 

Informações

Outra ação desenvolvida em sala de aula e muito importante foi os alunos ao final da aula podiam levar para suas casas os exemplares. Porque a comunidade é carente de informações desse tipo de veículo; desta forma a função do jornal foi estendida afim de que todos pudessem ter acesso às notícias vinculadas na cidade.

 

Enriquecimento

Já a turma do 3º ano C trabalhou com o jornal nas aulas de Língua Portuguesa para enriquecer as atividades de interpretação e produção de texto. A professora usou o jornal para fazer organograma das informações coletas durante semana. Os alunos do 3º ano C também tinham a oportunidade de levar os exemplares para casa.

Publicidade

Veja também