Estado abre inscrições para cursos de línguas na rede pública

Os CELs oferecem aulas gratuitas de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim voltados aos alunos a partir do 7º ano do ensino fundamental

PRUDENTE - Da Redação

Data 19/06/2018
Horário 18:34
Arquivo - Em Presidente Prudente, o CEL funciona na Escola Estadual Monsenhor Sarrion
Arquivo - Em Presidente Prudente, o CEL funciona na Escola Estadual Monsenhor Sarrion

Os CELs (Centros de Estudos de Línguas) da rede estadual de ensino estão recebendo inscrições para as turmas que terão início no segundo semestre de 2018. Em todo o Estado, são mais de 200 CELs, que oferecem cursos gratuitos de inglês, espanhol, francês, italiano, alemão, japonês e mandarim voltados aos alunos da rede. A quantidade de vagas e idiomas oferecidos variam de acordo com a unidade. Os estudantes interessados devem procurar a Diretoria de Ensino local (www.educacao.sp.gov.br/central-de-atendimento/index_diretoria.asp) e verificar a disponibilidade de CELs, assim como a oferta de idiomas e vagas na região. Em Presidente Prudente, o CEL funciona na Escola Estadual Monsenhor Sarrion.

Com exceção do curso de inglês, que tem duração de um ano, os demais têm duração de três anos (seis semestres). As aulas acontecem quatro vezes por semana, no contraturno das aulas do ensino regular. Podem se inscrever alunos da rede estadual a partir do 7º ano do ensino fundamental, ensino médio ou EJA (Educação de Jovens e Adultos). Os estudantes devem comparecer à unidade acompanhados dos pais ou responsáveis para fazer a inscrição (no caso dos menores de 18 anos).

O plano de estudo dos CELs tem foco na conversação em situações do cotidiano e mercado de trabalho. O rendimento é avaliado em provas escritas e orais em sala de aula. Além do certificado, as notas e a carga horária são incluídas no histórico escolar do estudante e podem ajudar para comprovação de proficiência.

Publicidade

Veja também