Estudo técnico analisa cruzamento entre avenidas

Na Ana Jacinta com a Juscelino Kubistchek, Semav fez demarcações no solo para verificar itens como espaço disponível e fluxo

PRUDENTE - THIAGO MORELLO

Data 14/08/2018
Horário 08:11
Marcio Oliveira - Semav fez demarcações no solo do cruzamento entre as avenidas, desagradando munícipes
Marcio Oliveira - Semav fez demarcações no solo do cruzamento entre as avenidas, desagradando munícipes

No cruzamento entre as avenidas Ana Jacinta e Presidente Juscelino Kubistchek de Oliveira, na Cohab, em Presidente Prudente, demarcações feitas nas ruas chamaram a atenção dos moradores na manhã de ontem, que chegaram a questionar a possível volta da rotatória que existia no local. Por sua vez, a Prefeitura garante que, na verdade, trata-se de um estudo técnico feito pela Semav (Secretaria Municipal de Assuntos Viários e Cooperação em Segurança Pública), para verificar a viabilidade do trânsito no trecho mencionado.

Na verdade, por meio da Secom (Secretaria Municipal de Comunicação), a municipalidade informou que a análise técnica estudava o “cruzamento em questão para verificar qual a melhor alternativa para o local: manutenção dos semáforos ou reinstalação da rotatória”. No entanto, a administração municipal recuou e afirmou que a intenção é analisar o espaço disponível na área, o fluxo de veículos ao longo do dia e horários de pico, entre outras avaliações.

A partir disso, serão feitas possíveis mudanças do tempo de espera no semáforo, dependendo do sentido, a fim de trazer melhorias. “O retorno da rotatória está fora de cogitação”, reforça a administração municipal. O caso chegou a causar certo estranhamento entre os moradores locais, em vista da possível reconstrução da estrutura, uma vez que foi a pedido dos próprios munícipes a retirada da rotatória e a instalação dos semáforos, em vista da quantidade de acidentes que eram registrados no perímetro.

Mudanças nas vias

Como acompanhado por este periódico, a retirada da rotatória ocorreu no segundo semestre de 2016, com o início da operação do semáforo no dia 28 de outubro do mesmo ano. Na época, o engenheiro de tráfego da Semav chegou a mencionar que as alterações foram em decorrência do aumento na movimentação de veículos na região, e que a quantidade de automóveis que circulam pela via nos horários de pico superou o número de 600.

E além da retirada da rotatória e o encurtamento do canteiro central, quando as mudanças ocorreram, houve também o recapeamento da via e alterações nos sentidos, tais como: o motorista que vem da direção do Balneário da Amizade para a Cohab não pode mais virar na Avenida Juscelino Kubitschek, e o mesmo impedimento foi dado a quem vem da direção da Ceagesp (Companhia Entreposto e Armazéns Gerais de São Paulo), que não pode virar à esquerda, sentido Balneário da Amizade.

O QUE MUDOU DESDE O 2º SEMESTRE DE 2016

- Retirada da rotária;

- Instalação do semáforo;

- Impedimento de mudar de uma avenida para outra em alguns sentidos;

- Recapeamento do trecho.

Publicidade

Veja também