Evento deve reunir 35 empresas e delegações de países vizinhos

Evento recebe a partir de hoje também, uma delegação do Uruguai, Paraguai e Argentina, grandes consumidores do produto, para conhecer a feira tecnológica

PRUDENTE - WEVERSON NASCIMENTO

Data 13/06/2019
Horário 05:39

A segunda edição da Batatec - Feira Tecnológica da Batata Doce - contará pela primeira vez com a presença de uma empresa multinacional presente em cinco continentes. A unidade da Rousselot, instalada em Presidente Epitácio, que trará novidades principalmente na questão do adubo orgânico para batata doce, além de outras 35 empresas expositoras de Presidente Prudente e região. O evento recebe a partir de hoje também, uma delegação do Uruguai, Paraguai e Argentina, grandes consumidores do produto, para conhecer a feira tecnológica.

Outra novidade é a instalação da carreta-escola do Sesi (Serviço Social da Industria), que conta com uma cozinha industrial e, durante o evento, fará pratos com o tubérculo, além de ensinar o público presente. A unidade estará acompanhada de uma nutricionista, que ensinará procedimentos higiênicos, alimentares e os benefícios da batata.

Dentro da instalação do Centro de Eventos IBC (Instituto Brasileiro do Café) terá um espaço para palestras técnicas e institucionais, onde empresas estarão expondo e fomentando seus produtos – o espaço conta com 230 lugares. Neste ano, uma das tecnologias que estarão expostas no local trata-se dos arrancadores de tubérculos que foram desenvolvidos especialmente para evento e serão demonstrados pela primeira vez. “É um maquinário muito esperado pelos produtores, porque além de retirar da terra, ele realiza as leiras onde será plantada a cultura logo em seguida”.

É valido ressaltar, segundo o organizador, que o maquinário não retira a mão de obra humana ou emprego, pois há constatações de que onde entra o uso da tecnologia, aumenta a geração de emprego. Isso porque, ainda é realizado de modo manual, o plantio, o cuidado, o preparo e a lavagem, o que aumenta a empregabilidade no campo. O evento contará também com a presença da Aprobarpp (Associação dos Produtores de Babata Doce de Presidente Prudente e Região), que ofertará a venda de produtos no local, produzidos pela associação.

Publicidade

Veja também