Evento dissemina cultura da inovação em Prudente

Até o dia 20 de outubro serão desenvolvidas diversas atividades como encontros, workshops, cursos e contato com amplo network; organização estima participação de mil interessados

PRUDENTE - IZABELLY FERNANDES

Data 17/10/2018
Horário 07:13
José Reis - Semana da inovação promete conectar pessoas por meio da troca de experiências
José Reis - Semana da inovação promete conectar pessoas por meio da troca de experiências

A 1ª Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento está a todo vapor em Presidente Prudente, com ações que vão até sábado. Instituída pela Lei Municipal 9.353/2017, a iniciativa tem o objetivo de promover a discussão e debates sobre temas da área, além de conectar pessoas por meio da troca de experiências e do trabalho colaborativo. Desenvolvida pela Fundação Inova Prudente, em parceria com a Setec (Secretaria Municipal de Tecnologia da Informação) e diversas empresas e instituições, a semana tem previsão de um público superior a mil pessoas para realização de encontros, workshops, cursos e contato com empreendedores, especialistas e inovadores.

Na manhã de ontem foram realizadas duas ações em alusão à semana: a palestra “Como e por que investir em startups?”, com especialistas da Dodeka Investimentos, e o 1° Workshop de Teste de Software, com o professor André Takeshi Endo. Todas as atividades do evento possuem um público de acadêmicos de graduação e pós-graduação, empreendedores, servidores públicos, empresários e funcionários de desenvolvimento de softwares, especialistas e demais interessados. As ações são gratuitas e emitem certificados de participação, mas é necessária a inscrição prévia.

Para o titular da Setec, Rogério Marcus Alessi, o objetivo é promover discussões e debates de temas ligados à ciência, inovação, tecnologia e desenvolvimento. “Queremos conectar e articular esse ecossistema de empresários, estudantes, empreendedores e startups, para promover essa interação a respeito de inovações do mercado”, explica. Ele fala que a cidade já conta uma comunidade forte, com vários cursos superiores, o que faltava era um local onde essas pessoas pudessem trabalhar, aplicar conceitos e se conectar. “Eventos como este ajudam as pessoas a se agruparem de acordo com os interesses na área da inovação, ajudando no desenvolvimento profissional dos interessados”, frisa.

Atividades

A questão das startups é um tema que tem sido muito discutido ultimamente, por isso, para a semana de inovação, não poderia ficar de fora. Em palestra ministrada pelo sócio-diretor de negócios da Dodeka Investimentos, Thiago Matsumoto, ele fala sobre como é possível o retorno de investimento das startups, e como elas estão crescendo cada vez mais no mercado.  “Nosso objetivo é mostrar a facilidade da democratização dos investimentos, desmitificando a ideia de que só pessoas especializadas podem investir”, conta.

Thiago fala que, hoje, Presidente Prudente está com várias ações para fomentar o empreendedorismo e que a Dodeka atua trazendo o capital, alinhando entidades, empreendedores e investidores. “Com isso, a cidade tende a crescer cada vez mais, num ecossistema de inovação, trazendo crescimento sustentável e financeiro”, pontua. Ele explica que as startups são empresas com alto grau de investimento e de escalabilidade, pois conseguem crescer sem aumentar o custo fixo, através de tecnologias e metodologias ágeis para crescer e ter escala. “As startups não crescem sozinhas, precisam de um ecossistema em conjunto para uma integração de trabalho. Quando o setor acadêmico se junta com poder público e privado, as comunidades se tornam sólidas e fortes”, acrescenta.

Para a empresária Débora Cristina de Almeida, 35 anos, que procura investimentos diversificados, a palestra foi uma boa opção para quem está em busca de novos horizontes. “É excelente trazer essa questão do investimento, pois não só o município, como a região, precisa dessa inovação”, fala. O empresário Milton Tsukamoto, 61 anos, por sua vez, conta que possui muitas demandas e planos que, às vezes, não consegue colocar em prática com a equipe. “Eu acho que Prudente, com o centro de inovação e a ideia do município em fomentar essa área de desenvolvimento tecnológico, pode sair dessa condição de produtor de gado, e partir para um reconhecimento de polo regional de desenvolvimento e de softwares, com startups e iniciativas da Prefeitura”, salienta.

Já no workshop sobre softwares, com 27 inscritos, o docente da UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná), André Takeshi Endo, 34 anos, apresentou conceitos iniciais sobre teste de softwares, aplicando em trabalhos práticos. Questionado sobre a importância de trazer a cultura da inovação para o município, o docente diz que essas tecnologias abre novas portas para os cidadãos. “Hoje em dia, a inovação e tecnologia abrem várias portas, novos empregos, possibilidade de formação e desenvolvimento para a região em si. É muito importante inovar”, reflete.

SERFVIÇO

As inscrições para as atividades da Semana Municipal de Ciência, Tecnologia, Inovação e Desenvolvimento podem ser feitas pelo site www.inovaprudente.com.br/eventos.html.

PROGRAMAÇÃO

HOJE

9h às 12h - 1° Encontro de Cidades Digitais, com especialistas e técnicos

13h30 às 17h30 - Workshop “Aplicação Móveis com Android”, ministrado por André Primo

19h - Seminário 'Toledo de Direito Digital', com professores e especialistas

AMANHÃ

9h às 12h - Indústria 4.0 para empresários

13h30 às 17h30 - Workshop “Multiplataforma com React Nativa”, ministrado por André Primo

SEXTA-FEIRA

13h30 às 17h30 - Workshop “Integração de Projetos com Firebase”, com o facilitador André Primo

SÁBADO

9h às 13h - Edição especial do Arduino & Robótica Day

Publicidade

Veja também