Exposição retrata foliões de Presidente Prudente

Paulo Miguel, Márcia Tanaka e Fábio Tanaka expõem trabalho sobre o carnaval no Prudenshopping, a partir de amanhã

VARIEDADES - Da Redação

Data 08/02/2018
Horário 12:09

Registrar a energia do carnaval de rua de Presidente Prudente por meio daqueles que fazem a festa: os foliões. Essa foi a proposta de um trio de fotógrafos no carnaval de 2017, um trabalho que pode ser visto pelo público na exposição “Retratos de Carnaval”, que inaugura nesta sexta-feira, no Prudenshopping.

A convite do fotógrafo e professor Paulo Miguel, Márcia e Fábio Tanaka integraram o projeto que disponibilizou aos foliões, no Balneário da Amizade, um estúdio fotográfico para serem retratados. De acordo com os fotógrafos, não houve pré-seleção dos modelos - se a pessoa se interessava, era retratada ao chegar à festa, desde que fosse um folião e não um espectador.

A exposição apresenta 10 retratos dessas personagens, clicados no sábado de carnaval do ano passado, na 'passarela do samba'. Paulo Miguel conta que a opção pelo retrato “veio naturalmente, já que a energia e a criatividade dos foliões se adequa perfeitamente a esse gênero da fotografia”.

Além dos 10 portraits selecionados, a mostra “Retratos de Carnaval” apresenta um grande painel com um  mosaico de fotos. O conjunto é um documento do Carnaval 2017 com a expressão dos foliões e a sensibilidade dos autores.

Paulo Miguel explica que o portrait - ou retrato - longe de ser uma foto instantânea, requer um cuidado formal da parte do profissional. "O interessante é que o carnaval, com sua vibração um tanto caótica, de certa forma desconstrói aquela concentração profissional e torna o trabalho bem dinâmico e lúdico. Foi uma experiência muito legal montar  o estúdio no Balneário da Amizade e interagir com o pessoal. Uma forma divertida de também participarmos da festa", expõe.

Com AI

 

SERVIÇO

Exposição fotográfica "Retratos de Carnaval"

De 9 a 16 de fevereiro

Piso Washington Luiz, do Prudenshopping (em frente ao cinema)

Visitação gratuita

Publicidade

Veja também