Falta de cuidado pode afetar coração, diz dentista

Conforme especialista, ainda falta conscientização da população sobre a importância da saúde da boca e, com isso, procura por profissionais pode ser tardia

PRUDENTE - SANDRA PRATA

Data 03/01/2019
Horário 08:18
Marcio Oliveira - Para Daniele, falta conscientização da importância da saúde bucal
Marcio Oliveira - Para Daniele, falta conscientização da importância da saúde bucal

Dentista. A palavra dá medo para alguns e nem tanto para outros. O fato é que, há muito tempo, “as pessoas só vão a uma consulta quando já estão sentindo dor”, frisa a dentista Daniele Dominato Mescoloti. Roberto Custódio da Silva Júnior, 21 anos, é um desses que deixou o problema com mordida errada se potencializar para procurar ajuda profissional. Hoje, há quatro anos usando aparelhos, o estudante classifica o acompanhamento mensal como “essencial”. Todavia, segundo a especialista, são poucos que pensam assim. E isso pode trazer consequências perigosas, entre elas, endocardite bacteriana.

A infecção consiste em uma bactéria bucal que atinge a corrente sanguínea e infecciona o coração. “Muita gente tem dores de cabeça, dores de ouvido e, em alguns casos, estão ligadas aos dentes, por isso é importante que exista acompanhamento anual com dentistas”, frisa. De acordo com ela, a falta de conscientização é perigosa já que “muitos não possuem as informações necessárias”. “Não é só uma questão estética e de manter os dentes saudáveis, mas a falta de cuidado pode ocasionar endocardite bacteriana e, em alguns casos, pode ser fatal”, relata.

Entre os cuidados mais desprezados pela população, a especialista destaca a escovação. De acordo com ela, a maioria das pessoas que evolui para quadros de cárie tem a ideia de que a escovação só se faz necessária uma vez ao dia, “quando o ideal é no mínimo quatro”. “Recomendo sempre a escovação após cada refeição, e se for em um local que não poderá escovar, então, não coma [risos], tudo isso sempre acompanhado de fio dental”, ressalta. Outro descuido comum que observa, começa desde criança, com dentes de leite. “Muitas mães dão madeira para as crianças na hora de dormir e elas passam a noite com os resíduos de leite nos dentes, isso potencializa o desenvolvimento de cáries, porém, ninguém tem atenção para isso por se tratar de dentes de leites, mas ainda assim é importante cuidar”, comenta.

No geral, a dentista acredita que o descuido seja, principalmente, uma questão cultural e as pessoas precisam entender que “a saúde começa pela boca e é tão importante quanto qualquer outra parte do corpo”, expõe. Fora isso, aconselha que a população, ao sentir necessidade, pesquise preços e formas de tratamento com um dentista. “Muitos ainda possuem a ideia de que é um serviço caro, quando na verdade existem diversas possibilidades de pagamento”, pontua.

Roberto está consciente dessa importância, e embora tenha planos para retirar o aparelho dentro de seis meses, continuará acompanhando de perto com o dentista. “É bom para a estética e para te dar uma segurança de que está tudo bem e não tem nada de errado com sua boca ou seus dentes. É uma certeza de que a saúde bucal vai bem”, explana.

Publicidade

Veja também